Como tingir roupas com café

••• ground coffee image by sumos from Fotolia.com

Usar café para tingir suas roupas é uma maneira natural de fazê-lo. A tintura funciona melhor com tecidos naturais, como algodão, lã ou linho. Tecidos manufaturados não permitem que a tintura se adira bem à roupa, se é que ela vai aderir. Suas vestes ficarão levemente mais escuras, com um tom natural de marrom, fazendo com que pareçam envelhecidas. O tom das vestes também depende de quanto tempo você deixará tingindo e o quão forte será a mistura de café utilizada.

Passo 1

Coloque 3,7 L de água e um copo de pó de café em um recipiente grande. Se quiser um tom mais escuro, adicione mais café, e se quiser um tom mais claro, coloque menos.

Passo 2

Ferva o conteúdo do recipiente e desligue o fogão. Isso irá permitir que o pó do café se infunda à água. Deixe a mistura esfriar.

Passo 3

Pegue a roupa que irá tingir e jogue água nela toda. Você quer que ela esteja bem encharcada antes de colocá-la no café.

Passo 4

Coloque a roupa dentro do recipiente de café e mergulhe-a. Você pode deixar o café ou coá-lo do recipiente. Se quiser uma coloração mais escura, mantenha a borra, e se quiser uma coloração mais fraca, coe-a.

Passo 5

Deixe a roupa dentro do recipiente com café de cinco minutos à uma noite inteira. Quanto mais ficar na tintura, mais cor terá. Certifique-se de mexer com a colher de madeira ocasionalmente para garantir um tingimento uniforme.

Passo 6

Adicione duas colheres de sopa de alumem ou vinagre para assentar a tintura na roupa. Você também pode adicionar bicarbonato, mas siga as instruções da embalagem antes de adicioná-lo. Deixe a roupa no café por mais 15 minutos.

Passo 7

Remova a roupa e enxágue minuciosamente. Deixe secar.

Passo 8

Lave a roupa sozinha da primeira vez para garantir que a tintura tenha assentado. Isso irá prevenir que outras peças de roupa sejam manchadas.

Mais recentes

×