×
Loading ...

Tópicos para escrever um diário com alunos do 5º ano

Escrever um diário cria oportunidades únicas para os estudantes se expressarem sem sentir necessidade de se concentrarem na escrita formal. Desde que a escrita para o diário seja de natureza pessoal, estudantes do ensino fundamental podem experimentar os tipos de escrita criativa, além de ser uma forma de aumentar o hábito de usar palavras para expressarem seus pensamentos e sentimentos. Como alguns alunos veem a escrita como algo desafiador, prepare temas interessantes para motivar seus alunos do quinto ano a escreverem seus diários.

Crie assuntos interessantes para estimular a criatividade (writing image by sasha from Fotolia.com)

Relatos de testemunhas

Amarre os estudos sociais com o diário dos seus alunos. Grande parte do estudo da história vem de relatos em primeira pessoa. Incentive seus estudantes do quinto ano a mergulhar na história, escrevendo um testemunho de um evento histórico. Por exemplo, quando se estuda a chegada da corte portuguesa ao Brasil, crie diários no estilo antigo e documente sua leitura diária, criando relatos de primeira pessoa do que aconteceu. Sugira aos seus alunos que eles tenham uma perspectiva única ao descrever eventos como sendo um nativo brasileiro ou um animal. Ao estudar a história presidencial, faça com que seus alunos escrevam diariamente em seus diários do vista ponto do presidente. Mostre a eles um exemplo de um bom texto de diário para lhes dar uma ideia sobre detalhes que possam ser incluídos. Seus alunos podem ver a história de um modo diferente quando se colocarem como parte dela.

Loading...

Autobiografias

Encoraje seus alunos do quinto ano a contarem suas próprias histórias e escreverem um diário autobiográfico de um evento pessoalmente significativo. Uma vez que o evento já passou, eles vão ter que se lembrar da ordem em que os eventos ocorreram e criar vários tópicos no diário sobre esse tempo. Dê exemplos para sua classe, como uma internação hospitalar, viagem única, reunião de família interessante ou um evento especial como um casamento. Lembre seus alunos que os diários preservam memórias para o futuro. Eles também devem saber que seus registros nos diários podem permanecer privados entre você e eles se assim for desejado.

Blogs

Como os blogs são diários online, ajude seus alunos a criarem um como projeto do diário. Blogs incluem entradas datadas assim como nos diários impressos e, por isso, o formato é o mesmo. Instrua seus alunos para que não coloquem informações pessoais no blog, e peça que criem apenas história fictícias para ele. Peça que escrevam seus blogs com eventos diários, mas da perspectiva de um animal de estimação ou ficcional. Eles devem ter tempo suficiente para escrever no blog, em vez de escrever apenas uma ou duas frases por dia. Mostre-lhes como escrever uma narrativa usando o formato de diário.

Observações

Ajude seus alunos do quinto a expandirem seus sensos de observação na escrita do diário. Dê a eles a tarefa de prestarem atenção em uma coisa nova, algo que eles não haviam percebido antes no caminho para a escola. Deixe-os escreverem suas descrições dos cheiros sentidos ou sons ouvidos em um dia ou tarde. Diga a eles para escreverem observações sobre as expressões faciais das pessoas para que aprendam a se relacionarem com pessoas que eles não conhecem muito bem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...