Como tratar o cheiro das conchas marinhas
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Andar pela praia olhando conchas é um passatempo que agrada pessoas de todas as idades. Colecioná-las é como preservar momentos no tempo. Seja você um colecionador entusiasta ou não, você deve saber como tratar do cheiro das conchas. O cheiro de peixe morto que fica nas conchas é devido ao tecido animal deixado em cima da ostra ou outro animal que tenha usado a concha como casa. O processo é simples e impedirá que sua coleção se torne um potpourri de odores marinhos.
Step 1
Recolha as conchas vazias. Elas são feitas de carbonato de cálcio, que é o mesmo material que compõe as cascas dos ovos, são o exoesqueleto de animais. Elas são também reutilizadas por outros animais, como o caranguejo chama-maré, como casa temporária. Ao pegá-las se certifique de que estejam vazias. Você pode descartar também quaisquer conchas que pareçam ter tido um morador recente. O tecido animal é o que causa o mau cheiro, então é melhor evitá-lo.
Step 2
Divida as conchas em um grupo de conchas fracas e em outro de concha fortes. É mais fácil limpá-las e preservá-las se estiverem separadas nessas categorias simples. Você usará duas soluções de limpeza diferentes para cada grupo. Separá-las também evitará que as conchas mais resistentes danifiquem as menos resistentes.
Step 3
Faça uma mistura de partes iguais de água sanitária e água em um balde ou bacia grande. Ponha as conchas resistentes na solução usando as luvas de borracha. Escove-as com a escova de dentes velha. Deixe-as de molho por uma hora. Enxague-as bem com água fresca. Ponha-as em papel toalha, deixando-as secar durante a noite.
Step 4
Misture água morna com detergente comum. Ponha as conchas frágeis na solução, deixando-as de molho por uma hora. Use a escova de dentes para escová-las com cuidado. Deixe-as no papel toalha secando até o dia seguinte.
Referências
Recursos
Dica
- Óleo mineral de bebê pode ser usado para esfregar as conchas e dar-lhes brilho.
Sobre o Autor
Richard Ludwig has been a writer for over eight years and has had his work published in "Co-Ed Magazine," the "East Manatee County Observer" and the Disaster and Recovery e-magazine. He received journalism and sociology degrees from the University of South Florida.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images