Como tratar mordida de mutuca

Aplicar uma mistura de água quente com bicarbonato de sódio pode ajudar a reduzir a irritação causada pela mordida

Getty Images

Saber como tratar a mordida da tabanidae, popularmente conhecida por mutuca, pode reduzir muito a dor e, o mais importante, reduzir a infecção. Diferente de outras mordidas de insetos, que levam de dois a três dias para sarar, a mordida de mutuca pode levar um bom tempo para melhorar. Em vez de perfurar a pele, esse inseto realmente morde e corta a pele, lambendo o sangue, o que pode doer mais que uma picada de abelha, além de ser mais propenso a infeccionar. Saiba os detalhes de como tratar a mordida desse inseto para cuidar com habilidade de si mesmo e da sua família.

Step 1

Erupções de vergões (áreas inflamadas cheias de fluidos), tontura, fraqueza, respiração ofegante, coceira e inchaços de cor rosa pálido ou vermelho ao redor dos olhos e lábios estão entre os sintomas das mordidas de mutuca. O local afetado muito provavelmente ficará coçando. Infelizmente, esses sintomas podem ocorrer mesmo que você saiba tratar a mordida. Contudo, o tratamento pode prevenir infecções com sintomas muito piores, até mortais.

Step 2

Outros sintomas, como bolhas, glândulas inchadas, respiração ofegante prolongada, febre alta, sintomas parecidos com os da gripe ou erupções graves dois dias após a mordida podem significar uma reação alérgica, que necessita de cuidados médicos imediatos. É melhor prevenir do que remediar! Se você está lendo isso após ser picado e seu ferimento dói cada vez mais, está formando pus ou está vermelho e quente, provavelmente está infectado e você precisa consultar um profissional de saúde para evitar septicemia.

Step 3

Limpe a ferida assim que perceber que foi picado para prevenir infecções. Isso pode ser feito com sabonete e água.

Step 4

Muitas pessoas recomendam aplicar acetato de hidrocortezina ou benadryl em creme na mordida para reduzir os sintomas, além de tomar anti-histamínico ou clorfeniramina (maleato de clorfenamina). Outros preferem usar remédios caseiros, como embeber um guardanapo com sal e água fervente e aplicá-lo na mordida o máximo de tempo possível, além de extrato de babosa, vinagre para reduzir a dor e gelo ou compressa gelada para aliviar a coceira.

Step 5

Uma vez realizado o tratamento de sua escolha, faça curativos para cobrir a mordida, deixando-a limpa. Parabéns, você sobreviveu a sua primeira mordida de mutuca!

eHow Brasil
×