Urina amarela após ingestão de vitaminas
vitamins image by Keith Frith from Fotolia.com
O urocromo é um produto de degradação proveniente das células mortas do sangue no fígado, as quais os rins eliminam através da urina. Ele é a razão pela qual a urina tem normalmente uma cor amarelo-pálido. O urocromo pode ser irritante quando a cor se torna amarelo-neon logo depois de tomar um suplemento multivitamínico. Isso não é nada para se alarmar. A razão por trás do amarelo brilhante é simplesmente um excesso de riboflavina.
A função renal
Os rins processam os líquidos que o corpo ingeriu, bem como outras substâncias que tenham sido recolhidas dos vários processos que ocorrem em todo o corpo. Eles eliminam através da urina o excesso de água, sais, minerais, resíduos hormonais, toxinas, ácido úrico, etc. A cor normal é amarelo-pálido, mas, quanto mais água tiver, mais clara ela será.
Vitaminas
Normalmente, o organismo não absorve todos os nutrientes em um suplemento vitamínico. Qualquer substância que não possa ser absorvida será excretada na urina. Se o corpo não precisa de algo, ele o armazena — como faz com a gordura — ou se livra dele através da urina ou das fezes. O corpo humano foi projetado para extrair nutrientes de alimentos, e não de suplementos. O melhor é obter suas vitaminas e minerais diários a partir de uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos como legumes, frutas e proteínas magras. Mas nem sempre é possível obter todos os nutrientes necessários a partir de uma dieta equilibrada, portanto, existem muitos suplementos multivitamínicos.
Riboflavina
A riboflavina ou vitamina B2, vem da palavra latina "flavius", que significa loiro. Quando o corpo recebe mais riboflavina do que precisa, ele se livra dela na urina. Não é perigoso quando a urina tem a cor amarelo brilhante depois de tomar uma pílula de vitamina. Isso apenas indica que o corpo ingeriu mais vitamina B2 do que o necessário. Segundo a revista "Men's Health", a estrutura da riboflavina faz com que ela seja amarelo-fluorescente, deixando sua urina da mesma cor.
O papel da riboflavina
A riboflavina ajuda na produção de energia, contribui com a quebra de gordura e protege as células dos danos do oxigênio. As concentrações mais elevadas de riboflavina são encontradas no coração, fígado e rins. Os alimentos ricos em riboflavina são carne, espinafre, produtos lácteos, soja, cogumelos, amêndoas, rim, fígado e de gérmen de trigo.
Sintomas da carência de vitamina B2
Os sintomas da carência de vitamina B2 incluem sensibilidade à luz, lacrimejamento, inflamação da língua, insônia, rachaduras na pele ao redor da boca ou descamação ao redor do nariz.
Referências
Sobre o Autor
Erin Pochman has been a personal trainer in Los Angeles since 2009, certified through the National Academy of Sports Medicine. She is also a former elementary school teacher and graduate of the New York City Teaching Fellows program with a master’s degree from Hunter College. Pochman has been writing fitness and health articles since 2010.
Créditos Fotográficos
vitamins image by Keith Frith from Fotolia.com