×
Loading ...

O uso de brometo de potássio para convulsões em animais

Ter um animal de estimação com crises de convulsão pode ser extremamente angustiante, tanto para o dono quanto para o animal. Felizmente, tais crises podem ser tratadas de diversas maneiras. Um dos medicamentos mais utilizados para tratar essa condição é o brometo de potássio. Contudo, antes de utilizá-lo, é importante conhecer suas propriedades e posologia, o que deve ser feito com qualquer outro remédio indicado para animais.

O brometo de potássio pode ajudar cães e gatos com crises convulsivas (Cat dog friendship image by ftelkov from Fotolia.com)

O que é

O brometo de potássio é um medicamento anticonvulsivo usado para tratar convulsões em gatos e cachorros. Ele pode ser usado isoladamente ou em conjunto com outros remédios antiepilépticos prescritos por um veterinário. O brometo de potássio age diretamente sobre as células, reduzindo as atividades neurais que causam as convulsões.

Loading...

Função

Transtornos com convulsão, como a epilepsia, não podem ser curados. O brometo de potássio, como outros anticonvulsivantes, irão apenas diminuir as chances do animal ter uma crise convulsiva, fazendo com que elas ocorram com menos frequência. Além disso, o medicamento também pode amenizar a intensidade das convulsões, deixando-as menos severas.

Posologia

Normalmente, o brometo de potássio é administrado por via oral, podendo ser produzido em forma líquida com adição de sabores, o que facilita a administração, bem como em cápsulas. O medicamento deve ser dado ao animal sempre no mesmo horário todos os dias, e usá-lo junto com água e comida pode reduzir alguns de seus efeitos colaterais. Além disso, evite pular doses, pois isso pode ocasionar uma crise convulsiva severa. Se você esquecer uma dose, administre-a assim que lembrar, a menos que esteja quase na hora do paciente tomar a próxima dose; nesse caso, pule a dose perdida e retome a dosagem de acordo com o horário regular de sua posologia.

Efeitos colaterais

Como a maior parte dos medicamentos prescritos, o brometo de potássio possui alguns efeitos colaterais, sendo que os mais comuns são sonolência, perda de apetite, vômitos e diarreia. Além disso, erupções cutâneas podem se desenvolver em cães, enquanto os gatos podem apresentar um problema respiratório semelhante à asma. Entre os efeitos colaterais mais graves que podem surgir, destacam-se vômitos em excesso, dores musculares, cambaleamentos ao andar, espasmos e inutilização de um ou mais membros. Se perceber qualquer um desses sintomas, procure um veterinário imediatamente.

Avisos

O uso de brometo de potássio junto com fenobarbital vem sendo associado ao desenvolvimento de pancreatite. Os sintomas da doença são perda de apetite, vômitos e dor abdominal. Além disso, o medicamento também pode causar reações alérgicas, cujos sintomas incluem urticária, coceiras, gengivas esbranquiçadas e membros gelados. Caso o animal apresente qualquer um desses sintomas, leve-o imediatamente ao veterinário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...