×
Loading ...

Usos para o talo da banana

O talo da banana faz parte do tronco da bananeira e produz um único conjunto de flores antes de morrer. Quado as frutas já estão carnudas e prestes a amadurecer, o talo é geralmente cortado da bananeira. Você pode tirar proveito do talo da banana de diversas formas antes dele morrer.

O talo da banana é a haste central do cacho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Artesanato e itens para o lar

Em muitos países, os talos de banana são usados na produção de diversos objetos para a casa. Eles podem ser usados na criação de porta-retratos, carteiras, porta-objetos, jogos americanos, luminárias e bolsas de mão, entre muitas outras coisas. Chapéus também podem ser feitos a partir do talo da banana -- goma é usada para colar os talos e um verniz é aplicado na parte de fora, para deixar o objeto à prova d'água. Partes macias da bananeira são usadas no interior do objeto, para criar o forro e deixar o chapéu mais confortável para o uso. Em vilas de países tropicais, não é difícil de se encontrar um artesão que trabalhe especificamente com talos de banana.

Loading...
É possível se encontrar porta-retratos feitos com talos de banana (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Arranjos de flores e decoração

A parte macia do talo da banana é geralmente usada como base para arranjos florais. Em certas ocasiões, folhagens são cravadas no talo para formarem um arranjo. Para alguns casamentos, o talo e a planta podem ser usados como decoração durante a cerimônia. Esse tipo de arranjo simboliza os votos de felicidade desejados ao casal, na esperança de que o casamento seja tão fértil quanto uma bananeira.

Talos de banana podem ser uma opção econômica para a base de arranjos florais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Artéria do talo na comida

Na parte superior do tronco do talo da banana, no centro, está localizado uma artéria grande e fresca, preenchida com água. Ela pode ser cortada em cubinhos e misturada à salada. Fatias de laranja, talo de banana e alface-romana formam uma combinação deliciosa. Ela também pode ser usada nos pratos em que você usaria raízes ou tubérculos -- corte a artéria em pedacinhos pequenos e coloque em sopas, cozidos e pratos com carne vermelha. Assim como o aipo, a artéria do talo da banana tem muito pouco gosto, mas uma grande concentração de água. Ela funciona bem por conta da textura que adiciona às receitas em que é usada.

O talo da banana pode dar textura crocante à salada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Adubo

Os talos de banana podem ser usados como material de compostagem. Eles demoram mais para se decompor do que a maioria dos outros resíduos usados em compostagens, mas, apesar disso, você pode usar esses talos no seu adubo sem se preocupar. Para facilitar o processo, corte-os em pedaços pequenos e faça a compostagem deles com a mesma técnica que você usaria com lascas de madeira. A adição de nitrogênio à mistura pode ajudar a acelerar o processo.

Adicione os talos da banana na sua compostagem (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Brinquedos

Muitas pessoas usam a parte dura do talo da banana para criar brinquedos. Praticamente qualquer brinquedo pode ser feito com esses talos, e alguns dos mais populares incluem cavalinhos-de-pau, arminhas, espadas e barcos. Para fazer um cavalinho-de-pau com o talo da banana, descasque as folhas do cabo, para que você fique com a nervura central da bananeira exposta, e deixe uma folha em uma das pontas para o rabo.

Muitos locais usam os talos de banana para criar brinquedos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...