Como fazer vinho de mirtilo

Alexandra Grablewski/Digital Vision/Getty Images

Os mirtilos podem ser usados para fazer um vinho aromático e seco de primeira qualidade, saboroso e com uma intensa cor roxa. A bebida combina bem com pratos de carne vermelha, carneiro, porco, massa e queijos de sabor intenso, como o azul. Sua preparação em casa é fácil.

Step 1

Leve uma panela ao fogo com 4 L de água, até ferver. Lave 1 kg de mirtilos e amasse-os em uma vasilha grande. Amasse apenas até romper a casca, mas sem transformar as frutas em líquido.

Step 2

Despeje os mirtilos amassados em um recipiente para fermentação com capacidade de 25 a 40 L, que pode ser de plástico ou de aço inoxidável.

Step 3

Adicione 450 g de passas, 900 g de açúcar, duas colheres de chá de mistura ácida (uma mistura de ácidos cítrico, tartárico e málico, usada para acidificar vinhos caseiros), meia colher de chá de facilitador de fermentação e um tablete de Campden esmigalhado.

Step 4

Adicione meia colher de chá de enzima péctica à mistura. Essa enzima é um produto natural que ajuda a quebrar as moléculas das frutas e evita a formação de películas turvas originadas pela pectina em vinhos. Adicione a água fervente à mistura e mexa bem para dissolver o açúcar.

Step 5

Deixe a mistura esfriar até cerca de 21 °C. Então adicione fermento para vinho e cubra com um tecido leve e limpo. Mexa o líquido diariamente por uma semana.

Step 6

Coe a polpa e transfira o líquido para outro recipiente de fermentação. Use um recipiente de vidro para que possa ver a clareza do vinho.

Step 7

Filtre o vinho em três semanas e depois de dois meses. Quando estiver claro, filtre-o novamente e então engarrafe.

×