5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde

Escrito por august mclaughlin | Traduzido por lara scheffer
5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde
Crie sua própria água saborizada em casa (Susan Delaney/Leaf Group)

Beber bastante água pode ajudar a evitar sintomas incômodos de desidratação, como dores de cabeça e fadiga, melhorar o funcionamento dos músculos durante exercícios e prevenir a fome em excesso. Mas e se você não gosta muito de água pura? Ou se quiser um valor nutricional maior em suas bebidas, sem o excesso de açúcar e calorias presentes em muitos sucos e bebidas esportivas? Conheça as infusões em água feitas com frutas, legumes, verduras e ervas frescas. As seguintes receitas são simples e podem acrescentar um toque adicional aos seus hábitos de hidratação e reduzir os efeitos de problemas de saúde comuns.

Hortelã e frutas cítricas para reduzir inchaço

Todo mundo sofre com inchaço abdominal às vezes. Esta infusão refrescante de frutas e vegetais com propriedades diuréticas naturais pode ser a solução perfeita. Para aliviar o inchaço leve causado por comer demais, alimentos salgados ou TPM, adicione dois limões fatiados, 10 folhas frescas de hortelã, meio pepino fatiado e duas colheres de chá de gengibre picado ou amassado a três litros de água. Deixe a mistura descansar em um recipiente coberto de um dia para o outro e sirva quente ou fria (com gelo).

5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde
Esta mistura de hortelã e frutas cítricas pode aliviar o inchaço abdominal (Susan Delaney/Leaf Group)

Frutas para aumentar a imunidade

Independente da estação, manter seu sistema imunológico forte é importante. Para aumentar sua imunidade de forma saborosa ou se curar mais rapidamente de infecções inflamatórias, como sinusite ou resfriados, adicione uma xícara de abacaxi em cubos, uma xícara de morangos picados e duas laranjas descascadas a 3 litros de água. O abacaxi fornece quantidades valiosas de bromelaína, uma substância com efeitos anti-inflamatórios. Os morangos e as laranjas são repletos de vitamina C, um antioxidante muito forte. Resfrie por pelo menos duas horas antes de beber.

5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde
Morangos, abacaxis e laranjas são uma mistura saborosa para aumentar sua imunidade (Susan Delaney/Leaf Group)

Recuperação muscular de dar água na boca

Pesquisas mostraram que beber suco de melancia antes de se exercitar reduz os batimentos cardíacos de atletas e evita a dor muscular no dia seguinte. Para uma bebida super-hidratante antes de se exercitar, troque as bebidas esportivas cheias de açúcar por água infundida com melancia e hortelã. Simplesmente adicione meia xícara de melancia sem semente em cubos e uma colher de sopa de hortelã fresco picado a uma garrafa de 600 ml, depois encha com água. Resfrie de um dia para o outro para maximizar o sabor.

5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde
A melancia ajuda a evitar dores musculares (Susan Delaney/Leaf Group)

Frutas cítricas e gengibre contra náuseas

Existe um motivo pelo qual seus pais lhe davam bebidas com gengibre quando você ficava gripado. O gengibre é um remédio natural e seguro para náuseas, enjoos matinais, enjoos causados por movimento e outros problemas. Para uma bebida caseira de gengibre, sem açúcar, coloque seis xícaras de água em uma panela média no fogão. Adicione o suco de dois limões e uma raiz de gengibre lavada e descascada. Aqueça a mistura em fogo alto até levantar fervura. Cubra e diminua o fogo, deixando ferver por 10 a 15 minutos. Beba quente, fria ou com gelo como chá antináusea. Para adoçar, substitua um limão por uma laranja e adicione uma colher de chá de extrato de baunilha puro.

5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde
Gengibre e limões podem ajudar a aliviar enjoos (Susan Delaney/Leaf Group)

Framboesas e sálvia para relaxar

Conhecidas por seus efeitos relaxantes, as infusões de sálvia são praticamente um spa em uma xícara. Para um calmante doce e frutado, adicione 1/4 de xícara de framboesas amassadas, 1/4 de xícara de abacaxi amassado e duas folhas de sálvia a 500 ml de água. Os carboidratos nas framboesas permitem que seu cérebro produza a substância calmante serotonina. Deixe resfriar por pelo menos duas horas. Se estiver com pressa, coloque no freezer por dez minutos ou até que fique fria. Mexa bem a bebida e beba atentamente, se possível — lentamente e sem distrações — para aproveitar ao máximo.

5 Receitas de infusão em água para melhorar sua saúde
As framboesas ajudam o cérebro a produzir serotonina (Susan Delaney/Leaf Group)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível