O que é um acordo de exclusividade?

Escrito por joseph nicholson | Traduzido por diego feijo cabral silva
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O que é um acordo de exclusividade?
O que é um acordo de exclusividade (two businessmen shaking hands image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Os negócios, assim como as pessoas, algumas vezes têm dificuldades para agir sozinhos. Seja a AT&T e a Apple se unindo para lançar o iPhone, ou o Citigroup e a Wachovia empurrando a Wells Fargo, acordos de exclusividade fortalecem certas relações de negócios ao excluírem outras. Muitas vezes, uma empresa que é forte em um setor firmará contrato com uma parte crucial de sua cadeia de abastecimento, ou se unirá com um poderoso membro de outro mercado para criar uma força dominante. De qualquer maneira, os acordos de exclusividade ajudam os capitalistas gananciosos a jogarem limpo.

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Identificação

Um acordo de exclusividade é um contrato entre duas ou mais entidades para negociarem somente entre elas no que se refere a uma área específica dos negócios. Geralmente, ele não estabelece uma relação entre as duas empresas, mas sim leva ao próximo nível de compromisso. Um acordo de exclusividade também pode existir entre duas pessoas no que diz respeito a algum intercâmbio de negócios que possam empreender juntas.

Características

A principal característica de uma acordo de exclusividade é cláusula de não comprometer-se em uma atividade de negócios específica com outras partes por um determinado período de tempo. O acordo geralmente restringe somente a uma das partes. Normalmente, isto ocorre na relação vertical comprador e vendedor, em que o comprador concorda em comprar exclusivamente do vendedor, ou na situação em que fabricante pode concordar em despachar seus produtos somente através de um determinado distribuidor. Menos comum é o acordo bilateral que impõe condições a ambas as partes.

Tipos

Além das relações de comprador e vendedor, os acordos de exclusividade às vezes aparecem durante as aquisições de negócios. Como pode haver forte competição e ofertas concorrentes para uma empresa, uma sociedade incorporante que avance nas negociações pode ter como objetivo a assinatura de um acordo de exclusividade que impeça que ela considere outras ofertas de concorrentes. Os indivíduos podem fazer um acordo de exclusividade quando concordarem em anunciar suas casas exclusivamente em uma agência imobiliária.

Função

Os acordos de exclusividade criam estabilidade em uma relação de negócios, o que, por sua vez, gera previsibilidade. A capacidade de prever gastos futuros e projetar relações de negócios é fundamental ao comandar uma grande empresa. Um acordo de exclusividade acaba com a concorrência, o que tende a estabilizar os gastos e permite uma alocação segura e eficiente de recursos não financeiros.

Considerações

Dentro de um acordo de exclusividade, podem haver outros termos, tais como confidencialidade, acesso a dados relevantes e condições de rescisão. Quando duas empresas se relacionam, elas podem ter acesso a informações uma da outra que podem ser valiosas à concorrência. Mas, ao mesmo tempo, um certo nível de cooperação pode ser necessário para maximizar a sinergia de ambas. O acordo de exclusividade pode ser adaptado às necessidades do momento, bem como às situações inevitáveis do futuro. Algumas vezes, o acordo pode ser rompido a qualquer momento, mas com uma multa. Em outros casos, ele deve ser renegociado periodicamente, ou rescindido sob certas condições.

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