Como adquirir habilidades excepcionais de chute no futebol

Escrito por nadine smith | Traduzido por clodoaldo santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como adquirir habilidades excepcionais de chute no futebol
Passar e receber a bola são técnicas que ajudam os times a vencerem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Ninguém aprende a dominar a bola como o Ronaldinho Gaúcho, eleito melhor jogador da FIFA, em apenas uma ou duas semanas. Aprender a driblar seus adversários com jogadas irreverentes leva tempo e, às vezes, apenas talento. Entretanto, alguns jogam futebol a vida toda e nunca aprendem como passar e receber a bola de forma adequada, duas tarefas essenciais e ao mesmo tempo simples que ajudam os times a vencerem partidas. Se você praticar algumas técnicas de controle de bola, poderá aprender a equilibrar o nível do jogo e ao mesmo tempo contribuir com os esforços do time, mesmo se a partida for em menos de duas semanas. Quem sabe você não marca um gol?

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Instruções

    Treinamento

  1. 1

    Pratique os atos de receber e controlar a bola — duas das habilidades mais importantes do futebol. Jogadores que não controlam de forma adequada, ou seja, recebem um passe e não conseguem conduzir o lance, acabam dando posse de bola e, consequentemente, volume de jogo ao adversário. O time que tem mais posse costuma marcar com mais facilidade. Treine domínio de bola ao chutá-la em direção da parede para recebê-la de volta ou peça para alguém fazer passes rasteiros e aéreos para você. Sempre tente parar e controlar a bola com o peito do pé.

  2. 2

    Treine passes utilizando a parede ou um parceiro, também com o peito do pé. Se você for destro, posicione-se um pouco à esquerda da bola parada. Encaixe o pé esquerdo na lateral esquerda dela e gire sua perna direita para chutar firmemente com a parte interna do pé. Tente manter a bola rolando no chão.

  3. 3

    Pratique toques de primeira fazendo chutes à parede ou com parceiro de treino. Quando a bola chegar perto, chute sem colocar muita força, mas o faça de maneira bem firme, com o peito do pé, sem tentar dominá-la. Seu pé deve encaixar na bola conforme ela for encostando nele; não mexa muito a perna nem chute muito forte.

  4. 4

    Treine fintas aéreas utilizando o joelho e os pés. Pode demorar muito para aprender essas técnicas, mas a finta ainda é uma forma eficaz de praticar por forçá-lo a ficar mais íntimo da bola. Jogadores profissionais conduzem a bola com tranquilidade, em vez de fazerem movimentos bruscos e descontrolados.

  5. 5

    Mire em um alvo e treine o chute ao gol. Escolha um local da rede ou algum ponto da parede como alvo. Se for destro, não se esqueça de se posicionar um pouco à esquerda da bola. Dê um ou dois passos, posicione o pé esquerdo próximo da parte esquerda da bola e chute com o pé direito batendo no centro da parte de trás dela, com a parte da lingueta da chuteira.

  6. 6

    Treine dribles com obstáculos. Coloque postes ou outro obstáculo substituto como bolas, bolsas ou cadeiras em linha e à distância de um metro uns dos outros. Caminhe devagar pelos obstáculos enquanto dá toques na bola com a parte interna e externa dos seus pés. Tente mantê-la próxima do pé e ultrapasse os obstáculos o mais próximo que conseguir. Finte todos eles ou deixe-os mais próximos para aumentar a dificuldade do exercício.

  7. 7

    Corra suavemente ao redor do campo ou na grama conduzindo a redonda. De vez em quando, varie a direção da condução de bola. Por exemplo, conduza-a na sua frente utilizando a parte de baixo de um dos pés enquanto salta para trás com o outro pé. Passe os pés ao redor da bola — a famosa pedalada — como se estivesse driblando alguém ou fazendo uma falsa finta. Corra muito enquanto controla a bola e mude bruscamente de direção. Puxe a bola novamente em sua direção utilizando a sola do pé, e corra na direção oposta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível