Como a cor afeta o aprendizado

Escrito por rose kivi | Traduzido por guilherme ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a cor afeta o aprendizado
As cores na aprendizagem (Color image by doraemon from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

As cores encorajam o aprendizado

As crianças aprendem e retêm informação por mais tempo quando materiais educacionais coloridos são usados na sala de aula. 80% do cérebro recebe informações visualmente. A cor estimula o sentido visual e encoraja a retenção de informação.

Cores diferentes geram humores diferentes

As cores vermelho, laranja e amarelo estimulam e aumentam a atividade cerebral. As cores verde, azul e violeta relaxam. Os professores podem decorar a sala de aula de modo que ela fique ativa e calma ao mesmo tempo. Tarefas e apresentações em sala de aula podem usar as cores para melhorar a aprendizagem. As crianças que são estimuladas demais podem se beneficiar das cores relaxantes. As crianças com problemas de atenção podem se beneficiar das cores estimulantes.

Crianças se lembram melhor de cores do que estímulos verbais

Um estudo conduzido em 1999 por Vuontella mostrou que crianças se lembram melhor de cores do que de estímulos verbais. Combine um material com cores que pode ajudar as crianças a memorizar informações. Por exemplo, cartões com fatos podem ser apresentados com fundos coloridos. Cada fato pode ter uma cor de fundo diferente. Os alunos associarão a cor ao fato, ajudando a lembrar da informação.

Cor e criatividade

A cor inspira criatividade e encoraja alunos a criar novas ideias. O uso de cor não apenas ajuda alunos em projetos artísticos mas também estimula o pensamento criativo na hora de escrever histórias e os ajuda a avaliar e resolver questões.

Utensílios coloridos de escrita

O simples ajuste para instruções em sala de aula permitindo aos alunos o uso de várias canetas e lápis coloridos para completar seu trabalho escola já é provado eficaz para motivar alunos a fazerem suas tarefas. Também prende a atenção do aluno por muito mais tempo e ajuda a reter a informação de sala de aula.

Cor em casa

Os pais podem criar um ambiente criativo em casa para inspirar a criatividade e aprendizagem. Começando na infância, um quarto colorido beneficia a aprendizagem de um bebê. Bebês que têm quartos coloridos aumentam a inteligência mais rápido do que bebês que não têm quartos coloridos. O uso de brinquedos e decoração coloridos para bebês e crianças também cria um ambiente divertido e próprio para a aprendizagem. A cor pode afetar o humor. Cores quentes induzem a um sentimento confortável e cores brilhantes à excitação.

Adultos e cores

Os benefícios da cor na aprendizagem não acontecem só com os bebês e crianças. A cor afeta adultos da mesma maneira. As cores devem ser usadas em faculdades para ajudar a aprendizagem. Lugares de entretenimento como restaurantes, geralmente, usam cores para aumentar a sensação de diversão. A cadeia de restaurante fast-food McDonald sabia o que estava fazendo ao criarem seu restaurante em vermelho e amarelo. Duas cores que estimulam o cérebro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível