Ajustes simples de estilo de vida para melhorar sua saúde

Escrito por sylvie tremblay, msc | Traduzido por pina bastos
Ajustes simples de estilo de vida para melhorar sua saúde
Melhore a saúde com pequenos ajustes na sua rotina (Getty Images)

Comer sobriamente e permanecer ativo formam a base de um estilo de vida saudável, mas isso requer compromissos sérios do ponto de vista mental, físico e, às vezes, financeiro. Mas essas não são as únicas maneiras de melhorar a saúde. Cada passo que você dá em direção a um estilo de vida mais saudável aumenta seu bem-estar, e até mesmo pequenos hábitos podem ter sérios efeitos com o tempo. Pedimos a especialistas em saúde que nos indicassem ajustes fáceis, que não exigissem praticamente esforço algum e que qualquer pessoa pudesse fazer para melhorar a própria saúde — mesmo quem não tem tempo algum disponível.

Postura: Torne sua carga mais leve

Se sua bolsa mais parece um depósito de recibos — ou uma mala improvisada — está na hora de uma boa limpeza. Isso não só a ajudará a ficar mais organizada, mas melhorará sua postura. "Usar uma bolsa pesada no mesmo ombro dia após dia pode não parecer muito, mas os efeitos cumulativos podem causar problemas", diz o Dr. Eric Saxton, quiroprata com consultório em Virgínia, Estados Unidos. Peso demais num ombro pode causar desequilíbrios musculares, escoliose, desgaste na coluna, má postura e dor nas costas e no pescoço. Evite esses riscos carregando menos peso. Eric recomenda limitar o peso da bolsa a no máximo 4,5 quilos. Alterne os ombros ou aposte na mochila para distribuir o peso por igual. Se você anda por aí com um laptop ou livros pesados, invista numa maleta com rodinhas. Parece exagero? Não para seu ortopedista.

Olhos: Trate-os bem

Ficar hiperconectado no computador, no telefone ou no tablet pode fazer você sentir-se produtivo, mas é um duro golpe na sua visão. Ficar muito tempo olhando para a tela cansa os músculos que controlam os olhos e pode até causar espasmos que reduzem a visão a distância, de acordo com a Dra. Niki Silverstein, oftalmóloga de Nova Jersey, Estados Unidos. Faça um intervalo de dois minutos a cada 20 minutos trabalhando, e mantenha o telefone ou o tablet bem longe do rosto (como bônus, isso também ajuda sua postura). Arrume sua mesa de trabalho de maneira a reduzir a incidência do sol no monitor, gradue a luz até que você fique confortável e coloque o monitor mais ou menos 50 cm distante do seu rosto.

Pés: Construa arcos de ouro

A menos que você tenha alguma deficiência ou dor nos pés, é provável que não pense muito a respeito da saúde deles. Mas manter os pezinhos saudáveis é essencial para seu bem estar geral, já que problemas com os pés podem escalar e chegar ao corpo todo, desencadeando problemas com a coluna, segundo o Dr. Eric. Exercícios simples podem fortalecer os músculos dos pés sem comprometer muito tempo. Passe alguns minutos por dia pegando bolas de gude com os dedos dos pés e deixando-as cair em uma tigela. Outro exercício é deixar um pano de limpeza no chão para lentamente puxá-lo com os dedos até que ele fique debaixo dos seus pés. A melhor parte é que você pode fazer esses exercícios sentado num sofá, por isso pode fazê-los enquanto vê televisão.

Alergias: Faça você mesmo um purificador de ar

Tenha mais cuidado se você vive à procura de purificadores de ar para encobrir maus odores. Os purificadores de ar comprados em lojas costumam conter componentes como propelentes e ftalatos, além de desodorizantes e fragrâncias que por si sós podem causar problemas, diz a Dra. Marjorie Slankard, médica de Nova Iorque, Estados Unidos. Esses componentes químicos podem agravar alergias e asma, irritando as vias aéreas e causando chiados e dificuldade para respirar. Substitua os purificadores de ar artificiais por versões caseiras seguras e fáceis de fazer. Despeje algumas gotas de óleo essencial — como lavanda, hortelã, limão ou laranja — num pote de água e ferva em fogo baixo até que o aroma se espalhe por toda a casa. Desodorize a lata de lixo jogando laranjas ou limões cortados pela abertura uma vez por semana.

Pele: Massageie-a

Passar de um a três minutos, duas vezes por dia, fazendo uma massagem facial com o limpador e o hidratante tonifica seus músculos faciais, o que deixa a pele mais macia e saudável. Massagear durante a limpeza também ajuda a eliminar os detritos dos poros, diz a Dra. Lynn Tackett, esteticista e proprietária de um spa em Iowa, Estados Unidos. Use o indicador e o dedo médio para massagear em movimentos circulares as bochechas, o queixo e a testa, e o dedo anular para massagear delicadamente em volta dos olhos, em círculos. Não se esqueça das áreas que costumam ser negligenciadas, como os cantos da boca e a região entre o lábio inferior e o queixo. Massageie-os em círculos ascendentes para as mulheres e descendentes para os homens. A esteticista também recomenda limpar a pele duas vezes por dia para melhores resultados.

Inflamação: Tempere o café

Não é segredo que o açúcar no seu café não é bom para você, mas se o café puro, sem açúcar, não lhe apetece, tente adicionar canela. Ela não só é saborosa, como carrega um poderoso antioxidante. Os fitoquímicos presentes na canela e no café agem juntos para oferecer uma poderosa proteção antioxidante e grandes benefícios anti-inflamatórios, como foi descoberto por um estudo publicado na edição de novembro de 2014 da revista americana "Food Chemistry". É ótimo para a saúde em geral, já que a inflamação no seu corpo está ligada a uma série de doenças que incluem obesidade, doença cardíaca, diabete, alergias e asma. O bônus: sua mistura terá aroma de pão de canela e gosto naturalmente doce sem o uso do açúcar.

Durma: Deite-se e relaxe

O sono é vital para a boa saúde. Pouco sono aumenta significativamente seu risco de mortalidade e aumenta seu risco de desenvolver diabete, obesidade, hipertensão e de ter um ataque cardíaco. Se você vive lutando para conseguir dormir bastante, nada de cafeina após as 4h da tarde e tente refrescar bastante o ambiente, recomenda a Dra. Marjorie. Sua temperatura corporal normalmente cai à noite, e atrapalhar esse padrão, mantendo o ambiente muito quente, pode impedir um sono repousante. Você também deve limitar o tempo diante da tela à noite — os profissionais que usam smartphones para trabalhos depois das 9h da noite relatam mais problemas com o sono e a fadiga, de acordo com um estudo de 2014 publicado no periódico "Organizational Behavior and Human Decision Processes". Coloque seu smartphone de lado ao anoitecer e carregue-o em outro quarto, da noite para o dia, para não ficar tentado a conferi-lo. É claro que nenhum ajuste fácil resolverá a falta de sono, por isso tenha certeza de ficar umas sete ou oito horas de olhos fechados por noite.

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