Saúde

O que fazer quando alguém está tendo uma convulsão?

Escrito por lisa parris | Traduzido por ana rodrigues
O que fazer quando alguém está tendo uma convulsão?

Em casos mais graves, é recomendável chamar o atendimento médico emergencial

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Uma convulsão ocorre quando o cérebro fica sobrecarregado e envia múltiplos sinais sincronizados, mas conflitantes. Isto geralmente resulta na contração dos músculos de todo o corpo de forma súbita e incontrolável; revelada por meio de uma série de convulsões e, movimentos repetitivos fortes. Após ter passado, não é incomum para o indivíduo afligido por uma convulsão, relatar não ter nenhuma lembrança do ataque ou sofrer dano de memória de curto prazo. Testemunhar essa condição é quase tão assustador como viver uma. Arme-se com o conhecimento para usá-lo se você encontrar uma situação em que alguém próximo está sofrendo um ataque convulsivo.

Outras pessoas estão lendo

Assistência

Não entre em pânico. Respire fundo e, em seguida, ajude o indivíduo afligido, removendo qualquer coisa próxima que poderia prejudicá-lo se for atingido. Uma vez que todos os itens potencialmente perigosos foram removidos, olhe para o seu relógio. É importante saber o período de tempo aproximado da convulsão. Faça o que puder para fazer a vítima sentir-se confortável -- remover qualquer gorro e afrouxe colarinhos e gravatas. Coloque um travesseiro ou almofada sob a sua cabeça, se possível. Se em algum momento durante a crise o indivíduo começa a vomitar ou parece ter dificuldade em respirar, role-os para o lado, pois isso pode ajudar a manter as vias aéreas limpas e evitar asfixia. Tente manter as multidões afastadas, pois isso só fará com que a vítima fique mais envergonhada após o fim da convulsão. Depois de ter feito o que você pode para fazê-la sentir-se melhor e e segura, olhe para o relógio novamente. Se cinco minutos se passaram e o indivíduo atingido ainda não começou a se recuperar, ligue para a emergência e peça ajuda.

Previna-se

Não tente conter os movimentos de uma vítima de convulsão. Eles podem, inadvertidamente, causar danos a você ou a si mesmos no processo. Não coloque qualquer item dentro da boca do indivíduo atingido. Contrariamente à opinião popular, uma convulsão não pode realmente fazer uma pessoa engolir sua própria língua. Não tente dar água à vítima, suco, ou qualquer tipo de medicação até que tenha recuperado-se completamente da convulsão e esteja plenamente consciente de seu entorno e da situação.

Cuidados após o ataque convulsivo

Com o desaparecimento da convulsão, fale baixinho com o indivíduo afligido. Garanta-lhes que estão seguros; responda às suas perguntas, se eles têm alguma, e fique com eles até que tenham se recuperado o suficiente para retornar à sua rotina diária. Se uma ambulância foi chamada, fique com a vítima até que ela chegue.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media