Mais
×

Por que algumas garrafas de cerveja são verdes e outras são marrons?

Atualizado em 19 julho, 2017

Quase toda cerveja é vendida em uma de três maneiras: em barris, em latas ou em garrafas. As garrafas geralmente são marrons, verdes ou transparentes. Com a exceção de várias marcas comerciais, a maioria das cervejas atuais são armazenadas em garrafas marrons ou verdes.

A cerveja de garrafa verde é cor de âmbar (beer and bottle image by Monika Olszewska from Fotolia.com)

A luz e seu efeito adverso sobre a cerveja

A luz tem um efeito nocivo sobre a cerveja, pois a exposição a ela resulta em um sabor desagradável e um odor muitas vezes descrito como semelhante ao de um gambá.

Utilidade das garrafas de cerveja marrons

O marrom é a cor preferida para garrafas de cerveja porque é capaz de bloquear grande parte da intensidade da luz. A cerveja em garrafas dessa cor dura mais tempo em condições aceitáveis do que aquelas em outros tipos de garrafas. Os cervejeiros têm considerado esse fato desde o início do século 20, como evidenciado pelo anúncio da Schlitz de 1911 divulgando "a garrafa de cerveja marrom" cujo "vidro escuro protege-a da luz."

Qualidade da cerveja em garrafas verdes

Após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se preferível para alguns cervejeiros europeus, por razões de custo e disponibilidade, usar garrafas verdes em vez de marrons. Com o declínio da qualidade das cervejas americanas que começaram com a Lei Seca, as cervejas europeias importadas destacavam-se. Suas garrafas verdes eram consideradas como um sinal de qualidade e foram usadas ​​como uma ferramenta de marketing. A Heineken é o melhor exemplo disso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article