Como alimentar sua família com uma dieta saudável e balanceada

Escrito por wendy roltgen | Traduzido por barbara almeida
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Como alimentar sua família com uma dieta saudável e balanceada
Uma dieta balanceada é a chave para boa saúde (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Uma dieta balanceada é a chave para boa saúde. Ajude sua família a manter uma dieta balanceada e desenvolver hábitos alimentares saudáveis por toda a vida servindo refeições que combinem frutas, legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas. Uma dieta balanceada deve maximizar a quantidade de nutrientes por caloria. Busque alternativas para substituir sobremesas convencionais, ricas em açúcar, como biscoitos por alternativas mais saudáveis como smoothies de frutas feitos com iogurte com baixo teor de gordura, fruta fresca e leite desnatado.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

  1. 1

    Conheça os requerimentos nutricionais da sua família visitando a Pirâmide dos Alimentos contida no Guia de Bolso do Consumidor Saudável no site da Anvisa.

  2. 2

    Seja inteligente na hora das compras. Evite frituras e lanches pobres em nutrientes. Substitua o pão, cereal e bolachas convencionais por variedades integrais. Para minimizar o consumo de calorias, troque o leite integral por leite desnatado. Encha o carrinho com uma variedade de frutas e legumes e planeje suas refeições diárias com esses itens repletos de nutrientes.

  3. 3

    Planeje alimentar sua família servindo pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia. Incorpore pelo menos uma porção de frutas e legumes em cada refeição e lanche.

  4. 4

    Adiciones grãos integrais às refeições quando possível. Em vez de usar pão francês para fazer pão de alho, use pão integral com pasta de alho. Use pão de trigo em vez de pão branco em sanduíches. Macarrão e arroz integral fornecem mais nutrientes e fibra, o que significa uma escolha mais saudável. Escolha cereais feitos com grãos integrais.

  5. 5

    Crie pratos que usem proteínas com baixo teor de gordura, como peixes e aves. Realce as refeições usando grãos ricos em proteínas em vez de carnes gordurosas. Seja criativo: troque feijões pretos por hambúrguer em tacos ou encilhadas.

  6. 6

    Evite sobremesas com muita gordura e açúcar. Sirva iogurte com baixo teor de gordura sabor baunilha com frutos frescos, smoothies de frutas ou pudim com leite desnatado.

  7. 7

    Mantenha um suprimento de frutas frescas e vegetais com você para lanches. Em vez de biscoitos, encoraje os membros da sua família a apreciar fatias de maçã, sementes de girassol ou um cacho de uvas.

Dicas & Advertências

  • Familiarize-se com a Pirâmide Alimentar para planejar uma dieta saudável para sua família.

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