×
Loading ...

Alternativa para jateamento de areia

Jateamento com areia é um processo que costuma ser usado para remover tinta ou gravar mensagens em pedras. Partículas de areia em alta velocidade são jateadas na superfície, esmerilando o material. Existem algumas alternativas para jateamento com areia, e muitas são menos nocivas para o meio ambiente.

Existem opções menos nocivas para o meio ambiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vidro

Embora possa parecer pior do que usar areia, partículas de vidro reciclado podem substituir a areia no processo de jateamento. O vidro é extremamente pequeno. Contrário às partículas de areia, as partículas de vidro são mais pesadas e não fazem tanta poeira no ar, causando menos irritação aos olhos e ao pulmão. Entretanto, você deve usar equipamento de segurança para proteger seus olhos, rosto e pulmão, evitando entrar em contato com partículas de vidro.

Loading...

Água

Outra alternativa para jateamento com areia é usar água pressurizada. Mantenha a água com bastante pressão, e jateie contra um superfície com força suficiente para remover tinta ou limpar sujeira dos poros. Usar água no lugar de areia é menos nocivo ao meio ambiente, pois água não prejudica a natureza e não precisa ser limpa; vai evaporar com o tempo. Além disso, não é necessário adicionar nada a água no processo; é usado apenas água pura com alta pressão.

Gelo seco

Jateamento com gelo seco é uma outra opção. Você deve manter o gelo seco em temperaturas extremamente frias, além de congelar em partículas bem pequenas. Você pode jatear essas partículas em superfícies para agir de forma abrasiva, mas o gelo seco evapora completamente logo após atingir a superfície. Portanto, gelo seco é um abrasivo que não requer nenhuma limpeza, além de não poluir o ambiente; entretanto, é mais caro do que areio ou outros tipos de pó, além de ser mais difícil manter o gelo seco em temperatura fria e pronto para ser usado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...