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Alternativas de baixo sódio para molho de soja

Atualizado em 17 abril, 2017

Depois de uma visita ao médico, algumas pessoas podem ser aconselhadas a alterarem suas dietas por razões de saúde e poderá ser difícil encontrar substitutos para os seus alimentos ou molhos favoritos. O molho de soja é um produto que é eliminado quando colocado em uma dieta de baixo teor de sódio. Uma vez que é utilizado em muitas receitas, encontrar uma substituição é necessária. Existem algumas alternativas mais saudáveis ​​para aqueles que precisam reduzir a ingestão de sódio e eliminar o molho de soja.

O molho de soja está carregado de sódio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Molho shoyu

O shoyu e molho de soja são ambos feitos a partir de grãos de soja fermentados. O shoyu é um tipo de molho de soja que às vezes é feito sem trigo e é seguro para comer, caso seja intolerante ao glúten. É também menos salgado e com menor teor de sódio do que o molho de soja tradicional. É semelhante em sabor, mas é mais espesso, mais rico, mais escuro e com um sabor mais suave do que o molho de soja tradicional. Ele poderá ser usado como uma pasta, no macarrão, em coberturas e em quaisquer receitas que pedem o molho de soja.

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Molho inglês

O molho inglês contém menos sódio do que o molho de soja e com alguns ajustes poderá ser usado ​​em receitas que pedem o molho de soja. Para uma xícara de molho de soja, adicione 12 colheres de sopa do molho inglês a 4 colheres de sopa de água morna e misture bem com um batedor. Use este molho em quaisquer receitas, molhos ou como uma marinada.

Faça seus próprios

Uma alternativa para o molho de soja é fazer o seu próprio molho com baixo teor de sódio. Misture 4 colheres de chá de caldo de carne sem tempero com baixo teor de sódio com meia xícara de água fervendo, 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 4 colheres de chá de melado, 1 colher de chá de óleo de sésamo e uma pitada de pimenta. Mantenha a porção não utilizada em um recipiente firme e selado.

Compra de molhos de soja com baixo teor de sódio

Há molhos de soja de baixo teor de sódio no mercado, alguns dos quais contêm 40% menos sódio do que o molho de soja tradicional. Além disso, algumas alternativas de baixo teor de sódio também são isentas de glúten para aqueles com doença celíaca ou intolerância ao glúten. Estes são, por vezes, difíceis de encontrar nos supermercados tradicionais, mas estão disponíveis on-line ou em lojas especializadas em produtos alimentares chineses.

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Referências

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