Mais
×

Como amaciar bistecas

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma bisteca possui dois tipos de carne dividas por um osso. Do lado maior, contrafilé, que é o músculo externo do boi, e do lado menor, filé mignon, também chamado de músculo interno. A melhor forma de preparo desse tipo de carne é grelhá-la, e por ser um dos tipos mais macios de carne, nem sempre é necessário amaciar para aprimorar seu sabor.

Instruções

As bistecas possuem dois tipos de músculos separados por um osso (Thick Porterhouse Steaks on the Barbecue image by nextrecord from Fotolia.com)
  1. Esprema. Coloque a carne entre papel-manteiga ou plástico e utilize um martelo de carnes, a base de uma panela ou qualquer objeto sem ponta para amaciar o bife. Tenha cuidado com as partes próximas ao osso.

  2. Com uma faca afiada, faça cortes, sempre no sentido oposto às fibras, para marcar a carne antes de cozinhá-la. Essa é uma boa forma de amolecer bistecas -- embora permita que o suco da carne se perca durante o cozimento -- então utilize esse método apenas quando o tempo de cozimento for curto, ou seja, para bistecas malpassadas ou quase no ponto.

  3. Passar bastante sal na bisteca uma hora antes de cozinhá-la permitirá que as proteínas amoleçam; dessa forma, a gordura liquefeita e o suco da carne serão mantidos dentro da bisteca enquanto ela cozinha. Antes disso, no entanto, enxágue todo o sal e bata levemente a carne até secar para maximizar seu sabor.

  4. Marinar a carne a amaciará e realçará o sabor. Procure uma marinada que complemente o sabor da bisteca; depois, deixe repousar durante um dia. Para um resultado melhor, a marinada deve ter um ácido para amolecer as proteínas da carne. Como esse corte de carne é conhecido por seu sabor e qualidade, não exagere na marinada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article