Como o ambiente externo afeta a estrutura organizacional de uma empresa?

Escrito por alan valdez | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o ambiente externo afeta a estrutura organizacional de uma empresa?
As estratégias disponíveis para uma organização dependem de sua estrutura e do mercado em que está inserida (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As estratégias disponíveis para uma organização são determinadas por sua estrutura. Diferentes estratégias se adaptam de forma mais apropriada a determinados ambientes. Desta forma, para uma organização prosperar, sua estrutura deve estar de acordo com o ambiente e o mercado no qual se desenvolve. Apesar de não existirem regras rígidas e imediatas, há alguns aspectos do mercado que tendem a ter efeitos pré definidos na empresa.

Outras pessoas estão lendo

Grau de mudança

Alguns mercados e ambientes mudam mais rapidamente que outros. Uma empresa trabalhando com tecnologia de ponta, por exemplo, precisa apresentar uma velocidade de reação muito rápida, porque seus concorrentes estão sempre introduzindo novos produtos no mercado. Em ambientes de mudanças rápidas, as organizações podem encontrar dificuldades em se manter em dia com todas as alterações e implicações decorrentes de suas operações e atividades. As organizações de mercados mais lentos tendem a possuir estruturas rígidas, hierárquicas, enquanto aquelas que pertencem a mercados em que ocorrem maiores mudanças tendem a ser mais adaptativas: podem criar novos departamentos para lidar com novos assuntos ou delegar autoridade para especialistas em uma nova tecnologia.

Complexidade

A complexidade se refere à quantidade e variedade de fatores inter-relacionados que devem ser considerados pelos responsáveis por tomares decisões. Um centro de reciclagem que compra metal usado e vende ferro bruto está mais preocupado com uma única variável: o preço do ferro. Mesmo se a escala de operação é grande, uma pessoa sozinha pode tomar a maior parte das decisões. Em contraste, uma empresa de investimentos internacional possui um ambiente mais amplo e complexo e deve lidar com os juros, políticas de taxas e situação financeira de diversos países. As informações complexas e profusas necessárias para a tomada de decisões requerem um gerenciamento descentralizado. Não há um único diretor, e sim diversos especialistas, cada um monitorando uma área específica dos negócios.

Tamanho do mercado e dos recursos

O termo "munificência" se refere à abundância de recursos e à capacidade de crescer. Se o mercado não é capaz de comportar o crescimento de uma empresa, as organizações devem diversificar. Ao mesmo tempo, devem se especializar e manter o foco na presença de mercados novos e em expansão. Como o mercado para videogames está crescendo, há muitas empresas especializadas em produzir estes jogos. Ao contrário, o mercado para máquinas de escrever não está em crescimento, portanto, fabricantes desta máquina devem diversificar sua produção e oferecer diversos tipos de dispositivos para escritório.

Estratégias de competitividade

Dependendo da capacidade de lidar com a incerteza, as empresas podem se adaptar a uma de três estratégias: algumas organizações sabem que são muito rígidas, e tentarão realizar modificações lentas ou tentarão desacelerar as mudanças pedindo por intervenções governamentais. Outras são rápidas mas possuem uma visão deficiente, então precisam reagir às mudanças copiando as ações e produtos do líder de mercado. Algumas são rápidas e pró ativas, o que quer dizer que conseguem ver os sinais e se preparar para mudanças antes que elas ocorram e antes que os concorrentes as percebam. Estas organizações podem resolver problemas antes que eles de fato ocorram, e estão sempre prontas para avançarem para mercados não explorados, mantendo uma posição de liderança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível