Amputação de nariz em gatos

Escrito por elizabeth burns Google | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Amputação de nariz em gatos
O câncer nasal felino pode, ocasionalmente, ser tratado cirurgicamente (cat's nose 2 image by Dagmara Czechowska from Fotolia.com)

A amputação de nariz pode ser necessária se um gato desenvolver um tumor nasal. Esse tipo de tumor ocorre principalmente na cavidade nasal, mas pode ser encontrado em outras partes do rosto do gato. Tumores nasais felinos normalmente não se espalham, mas são quase sempre malignos. A amputação do nariz ou de parte dele geralmente acontece junto de outros tratamentos, como radiação e quimioterapia intralesional, que envolve remédios sendo injetados no local do câncer.

Outras pessoas estão lendo

Causas

O câncer é a causa mais comum da amputação do nariz. Um dos tumores nasais mais comuns que afetam gatos é conhecido como carcinoma de células escamosas, que aparece na parte sem pelos do nariz. Ele é especialmente comum em gatos mais velhos. Outros tipos de tumores nasais em gatos são o linfoma (câncer do tecido linfático) e carcinoma (câncer do tecido epitelial).

Resultados

De acordo com o site PetWave, a remoção cirúrgica das lesões junto do tecido saudável que existe em volta geralmente cura o carcinoma de células escamosas. O tratamento cirúrgico agressivo é uma opção excelente se o câncer for encontrado cedo, não for muito extenso e não envolver a boca, o lábio ou outras áreas da pele. Outros cânceres nasais podem ser mais difíceis de tratar, já que a cavidade nasal é profunda e pode ser impossível realizar uma cirurgia. Segundo o site Pet Alive, a quimioterapia pode ser eficaz no tratamento desses tumores se a cirurgia não for uma opção viável.

Sintomas

Saber dos sintomas levará a um diagnóstico e tratamento precoce, o que pode significar um resultado melhor; descobrir a doença cedo pode significar que um veterinário pode salvar parte do tecido nasal ou ter uma chance maior de realizar uma cirurgia reconstrutiva eficaz.

Os sintomas podem incluir espirros, secreção nasal e perda de apetite. Esses sintomas também são comuns para problemas de saúde menos sérios, como inflamação ou alergias. Os sintomas do carcinoma de células escamosas são mais pronunciados; eles geralmente aparecem como uma casca, secreção e feridas que sangram ou uma massa no rosto do gato ou em volta do nariz, olhos e orelhas. O gato pode coçar a área afetada.

Considerações

Você pode ter que considerar se a cirurgia no nariz do gato deve ou não ser combinada com outro tratamento. O Pet MD diz que em casos de câncer nasal, apenas a cirurgia como opção de tratamento pode não ser tão eficaz. Terapia de radiação (radioterapia), quando combinada com a cirurgia, mostrou resultados positivos para alguns animais. Em alguns casos, quimioterapia também é receitada. Seu veterinário pode lhe dar conselhos para decidir qual a melhor opção para seu animal de estimação.

Prevenção

Ninguém quer que seu animal de estimação passe pelo trauma de uma cirurgia. Além disso, a cirurgia nasal é mais complicada do que outras formas de cirurgia. Você pode ajudar a prevenir o carcinoma de células escamosas no seu gato limitando sua exposição à luz solar. Use protetor solar na ponta do nariz e das orelhas se seu gato gosta de deitar no sol. Gatos brancos devem ser mantidos dentro de casa, já que são mais vulneráveis a esse tipo de câncer. Levar seu animal de estimação ao veterinário para consultas regulares também ajuda a prevenir qualquer doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível