Como analisar a uma obra de arte

Escrito por ehow contributor | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como analisar a uma obra de arte
Munido com algumas perguntas, você poderia analisar uma simples pintura por vários minutos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Muitas vezes, as pessoas visitam museus sem saber como analisar uma obra de arte. Quando vêem uma pintura, ficam sem palavras ou dizem "Humm, interessante," depois passam para a próxima pintura. Você não precisa ser um historiador de arte ou mesmo fazer um curso de História da Arte básico para analisá-la e ter uma ideia sobre uma obra ou um artista.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Evite ler a etiqueta em uma obra de arte quando você a vê pela primeira vez. Tente entendê-la antes de deixar que algo influencie sua opinião.

  2. 2

    Obtenha uma primeira impressão avaliando se a obra de arte desperta algumas emoções, como tristeza, felicidade, medo ou confusão (isso é normal).

  3. 3

    Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em "O Grito", para exibir ondas sonoras.

    Como analisar a uma obra de arte
    "A Mulher de Preto", de Auguste Renoir (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Observe as cores e os tons, e como criam o temperamento da obra de arte.

  5. 5

    Procure símbolos possíveis, especialmente em pinturas religiosas. Uma pomba geralmente representa o Espírito Santo, enquanto uma serpente simboliza o mal. Quanto mais você analisar a arte, reconhecerá e compreenderá ainda mais esses símbolos.

  6. 6

    Observe a composição e a perspectiva da obra de arte, inclusive se é cheia de detalhes, simétrica, e o ângulo. Por exemplo, em "A Última Ceia" de Tintoretto, a composição e a perspectiva estão em um ângulo de cima, que é diferente da maioria das pinturas de "A Última Ceia", que costumam ser simétricas e centralizadas.

    Como analisar a uma obra de arte
    "A Última Ceia" de Domenico Ghirlandaio (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  7. 7

    Observe a luz e a sombra. Muitas vezes, os artistas usam a luz para dar um efeito dramático, como na pintura de Carravaggio "A Conversão de São Paulo". A luz pode dizer também a hora do dia na pintura e se vêm de fonte natural (como um relâmpago) ou artificial (lanterna).

  8. 8

    Use todos as informações que você recolheu até agora para compreender o tema, que é a mensagem da pintura.

  9. 9

    Agora olhe a etiqueta. Ela deve informar pelo menos o nome da obra de arte, o artista e a data. Às vezes, ela também indica sobre o que é a obra. Por exemplo, a famosa pintura "Mãe de Whistler” é, na verdade, chamada de "Arranjo em Cinza e Preto": "A Mãe do Artista". Isso mostra que o artista estava mais concentrado no arranjo de cores do que no amor por sua mãe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível