Como a análise SWOT pode ajudá-lo a se tornar um gerente melhor?

Escrito por amanda l. webster Google | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a análise SWOT pode ajudá-lo a se tornar um gerente melhor?
A análise SWOT é uma ferramenta útil para desenvolver as habilidades de gerenciamento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A análise SWOT é normalmente usada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, como uma etapa de um processo de gerenciamento estratégico. No entanto, essa ferramenta analítica é útil não apenas em um nível organizacional. A análise SWOT também pode ser usada em um departamento ou unidade, assim como em um nível pessoal, para que você se torne um gerente melhor.

Outras pessoas estão lendo

Características

A análise SWOT é uma ferramenta de análise comum utilizada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma empresa ou qualquer outra organização. Essa análise é uma ferramenta útil para qualquer gerente, já que ajuda a identificar as forças e fraquezas internas e oportunidades e ameaças externas, a fim de determinar qual a melhor forma de focar as atividades da empresa, departamento ou de indivíduos. Uma vez que o gerente tiver feito a análise SWOT, poderá ter um melhor entendimento de como lidar com as forças e oportunidades, assim como combater as fraquezas e ameaças.

Análise SWOT pessoal

Uma análise SWOT pessoal é importante para melhorar as habilidades individuais de gerenciamento. Para conduzir uma análise SWOT pessoal, você deve analisar detalhadamente suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Por exemplo, suas forças podem consistir em aspectos internos como habilidades específicas para o trabalho ou características pessoais como a habilidade de se comunicar com eficiência com seus colegas de trabalho. Exemplos de fraquezas pessoais podem ser falta de habilidade para gerenciar seu tempo ou falta de conhecimento de novas tecnologias de seu escritório. É possível encontrar uma oportunidade de desenvolvimento por meio de um curso para treinamento de gerentes oferecido pela área de Recursos Humanos, enquanto uma ameaça pode ser uma mudança tecnológica para a qual você teme não estar preparado.

Análise do departamento

Uma análise SWOT feita em um nível departamental também pode ajudá-lo a ter algum benefício nas forças e oportunidades de sua unidade, combatendo as fraquezas e ameaças do departamento. A análise SWOT pode ser uma ferramenta de muita utilidade para estruturar seus pensamentos quando determinar como gerenciar melhor seu departamento. Você pode usá-la para ajudá-lo a se tornar um gerente melhor, determinando o que seu departamento faz de melhor e por quê, assim como identificando áreas nas quais pode melhorar e como conseguir essa melhoria da melhor forma.

Alinhamento organizacional

Os gerentes normalmente utilizam muito tempo verificando se as tarefas do dia a dia estão sendo feitas e acabam deixando os objetivos organizacionais de lado. Uma forma de utilizar a análise SWOT para ajudá-lo a se tornar um gerente melhor é analisar os resultados de uma análise de nível organizacional e determinar os objetivos de forma que as tarefas do dia a dia estejam alinhadas com os objetivos organizacionais. Por exemplo, se a análise organizacional determina que os negócios são ameaçados por uma baixa produtividade, você pode estabelecer uma meta de melhorar a produtividade dentro do próprio departamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível