Educação e ciência

Animais que vivem em geleiras e icebergs

Escrito por amanda gaddis | Traduzido por nara pinilla
Animais que vivem em geleiras e icebergs

Geleiras e icebergs são o habitat de diversas espécies de insetos, pássaros e mamíferos marinhos

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Mesmo que geleiras e icebergs possam parecer, à primeira vista, lugares inóspitos, muitas espécies selvagens conseguem viver no gelo. Os animais que vivem nas geleiras e icebergs perto dos polos Norte e Sul se adaptaram ao clima frio e mantêm uma dieta baseada no consumo de peixes e algas dos mares congelados.

Outras pessoas estão lendo

Minhocas do gelo

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

As minhocas do gelo são uma espécie rara de insetos que vivem dentro das geleiras. Essas minhocas pretas e com apenas alguns centímetros de comprimento, vivem em temperaturas extremamente baixas e morrem se expostas à climas mais quentes. Eles comem pólen, algas e outros seres microscópicos. As minhocas do gelo são os maiores invertebrados encontrados no Alasca.

Outros insetos

Alguns outros insetos como a mosca do gelo, ácaros, nematoides e certas espécies de aranha também vivem em icebergs e geleiras. As penas dos pinguins e de outras aves do ártico são o habitat ideal para pequenos insetos, como mosca do gelo e ácaros. Os nematoides são vermes arredondados, como as minhocas, que vivem em geleiras e comem matéria microscópica em decomposição. Já as aranhas do ártico, vivem no gelo e comem outros insetos.

Pássaros

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Muitas espécies de pássaros vivem nos mares gelados próximo à Antártica e ao polo Norte, incluindo andorinhas e petréis. Duas espécies desses animais vivem no polo Sul: o petrel-gigante e a andorinha-do-mar-ártica. Em geral, os pássaros moram parte do ano na geleira e migram para lugares mais quentes durante os meses de inverno. As andorinhas-do-mar-ártica vivem uma parte do ano no gelo do polo Norte e outra no polo Sul.

Pinguins

O pinguim é um dos animais mais famosos das geleiras e icebergs. O pinguim-imperador vive nos blocos de gelo da Antártica, mas passam grande parte do tempo na água. Eles criam seus filhotes e companheiros na terra, mas caçam peixes no gelado mar da Antártica. Seus corpos elegantes são perfeitamente adequados para nadar e eles têm muitas adaptações ao frio, como uma densa camada de penas para conservar o calor do corpo.

Focas

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

As focas são mamíferos marinhos que vivem em pedaços de gelo no Ártico. Assim como os pinguins, as focas caçam no mar, mas dão a luz aos seus filhotes no topo das geleiras. Elas podem viver em grandes icebergs ou pequenos pedaços de gelo que flutuam ao redor do continente. Algumas espécies de foca, como a foca-de-Weddell, sopram ar debaixo do gelo para criar pequenas bolsas de oxigênio, como isso, elas podem ficar submersas por mais tempo.

Ursos polares

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

Os ursos polares são um dos poucos mamíferos que vivem nas geleiras da região Ártica. Esses animais caçam focas, peixes e outros animais aquáticos. O seu grosso pelo, grande depósito de gordura e largas patas são ideais para viver na neve e no gelo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media