×
Loading ...

Como apitar um jogo de futebol

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todo jogo de futebol precisa de um bom árbitro para garantir o cumprimento das regras do jogo. Há muitas delas, como o impedimento, arremessos laterais e mão na bola, que devem ser apitadas por um juiz objetivo. Os jogadores, pais e treinadores não são bons árbitros por sua tendência de favorecer um ou outro. Arbitrar é frequentemente uma posição antagonística, mas alguém precisa assumi-la.

Instruções

Um árbitro de futebol é parte integral do jogo e no ensino das regras do jogo (ref image by Photoeyes from Fotolia.com)

    Apitando o jogo

  1. Vista as roupas exigidas e chegue cedo ao local da partida para preparar o jogo.

    Loading...
  2. Apresente-se aos treinadores de ambos os times. Essa é uma boa hora de dizer ao técnico do time que está em casa para preparar a bola, e também a lista com os nomes dos jogadores, se necessário.

    A bola deve estar pronta na hora do jogo (soccer ball image by John Steel from Fotolia.com)
  3. Inspecione e complete uma caminhada sobre o campo. É preciso se certificar de que as linhas sejam visíveis, que não haja buracos grandes e nenhum objeto perigoso esteja no campo.

  4. Dê uma bandeira para o time de casa e uma para os visitantes. Peça aos técnicos para designarem uma pessoa para balançar a bandeira caso a bola saia. Certifique-se de explicar que a bola deve cruzar totalmente a linha para ser considerada fora. Nenhuma parte da bola deve estar tocando a linha para que ela esteja fora do campo.

  5. Sopre o apito e chame os capitães até o centro do campo. Peça aos jogadores para apertarem as mãos e remover anéis e brincos. Explique que se a bola sair e não houver certeza sobre qual time deve ficar com ela, espera-se honestidade dos jogadores.

  6. Jogue uma moeda, pedindo ao time de casa para escolher cara ou coroa, para assim determinar quem escolhe um lado do campo ou a bola. Deseje "boa sorte" e peça um jogo limpo.

    Jogue a moeda no início da partida para determinar os lados dos campos (quarter on green image by Richard McGuirk from Fotolia.com)
  7. Ajuste o relógio para 45 minutos e conte os jogadores no campo para se certificar de que haja 11 de cada lado.

  8. Sopre o apito para começar o jogo e observe se há infrações, como faltas e mão na bola. Se houver uma infração severa, como uma jogada perigosa, você pode distribuir cartões amarelos como aviso para o jogador ou um vermelho para expulsá-lo. Use o livro de regras da FIFA como referência se não tiver certeza ou se questionarem suas determinações.

  9. Registre os gols na caderneta. Anote o tempo e número do jogador que marcou o gol.

  10. Sopre o apito quando chegar a metade do jogo, dando aos times aproximadamente dez minutos de intervalo. Sopre novamente quando o intervalo terminar, certificando-se que os times troquem de campo.

    Uma parte indispensável da vida do árbitro (whistle image by John Hartley from Fotolia.com)
  11. Pergunte se os goleiros estão prontos e sopre o apito para começar a jogar.

  12. Adicione tempo no final dos 45 minutos se tiver interrompido o jogo devido a algum jogador machucado ou para trocar de bolas. O árbitro estima quanto tempo foi perdido e determina quanto tempo deve ser adicionado.

  13. Sopre o apito três vezes para finalizar o jogo. Cumprimente os jogadores e treinadores antes de recolher o equipamento e as anotações do jogo.

Loading...

O que você precisa

  • Uniforme de juiz
  • Apito
  • Bandeiras para os auxiliares
  • Moeda
  • Relógio de pulso
  • Lápis
  • Caderneta pequena
  • Cartão vermelho e amarelo
  • Livro de regras da FIFA

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...