Mais
×

Funções de um bandeirinha de futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

Em 1891, os árbitros se mudaram das linhas laterais para o campo de futebol. Isso trouxe uma necessidade: a introdução de um bandeirinha ou árbitro assistente em cada canto. Desde aquela época seus papéis se mantiveram, essencialmente, os mesmos. Seu dever é ajudar e aconselhar o árbitro, com o foco em alguns aspectos específicos do jogo.

Da linha lateral, o bandeirinha auxilia o arbitro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bola para fora

O bandeirinha decide quando a bola foi para fora do jogo. Ele é capaz de olhar diretamente tanto a linha lateral quanto a linha do gol, algo que o árbitro é normalmente incapaz de fazer. Quando toda a bola sai do campo, o bandeirinha levanta a bandeira para sinalizar a necessidade de um lance, arremesso lateral ou escanteio.

Voltar a bola

Quando a bola sai para fora do campo, o bandeirinha decide qual time tem direito de recoloca-la com um chute, tiro de meta ou escanteio. Tal como acontece com todas as outras decisões, o árbitro que tem a palavra final, podendo derrubar a decisão do juiz de linha, se necessário.

Impedimento

O bandeirinha levanta sua bandeira quando vê um jogador em posição de impedimento. Esta é uma de suas tarefas mais difíceis. Ela, muitas vezes, envolve uma decisão em apenas uma fração de segundo numa situação potencialmente decisiva.

Substituições

Quando um dirigente ou um técnico quer fazer uma substituição, informará o bandeirinha no comando da linha mais próxima do banco da equipe ou da área técnica. Em seguida, é dever do juiz de linha informar o árbitro da mudança solicitada.

Incidentes despercebidos

Manter o olho em 22 jogadores é uma tarefa impossível para o árbitro. Por isso, o bandeirinha atua como um segundo par de olhos. É seu dever indicar quando um incidente ocorre fora da visão do árbitro. Segundo o site Football Referee, o juiz deverá agir sobre os conselhos do bandeirinha em incidentes que eles mesmos não viram.

Melhor visualização

Se o árbitro acredita que o bandeirinha tenha tido uma visão melhor de um incidente, ela irá consultá-lo para determinar a ação correta.

Pênaltis

O bandeirinha tem duas funções importantes durante os pênaltis, e ambas envolvem olhar a linha do gol. Ele, primeiro, deve decidir se o goleiro se afastou da linha do gol antes do jogador chutar a bola. Depois, ele deve decidir se a bola inteira passou pela linha do gol.

Entrar em campo

Bandeirinhas raramente entram no campo, mantendo-se na lateral a maior parte do jogo. Se necessário, eles podem entrar para ajudar o árbitro durante os procedimentos de cobrança de falta, especificamente para ajudar no cumprimento da lei dos 10 metros. Eles também ajudam quando ocorrem brigas ou lutas. De acordo com as leis da FIFA, o juiz de linha mais próximo poderá entrar em campo quando há situações de confronto em massa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article