Educação e ciência

Como aplicar a teoria de Piaget no ensino da matemática

Escrito por erica loop | Traduzido por lean pereira
Como aplicar a teoria de Piaget no ensino da matemática

Guia ao ensino de matemática baseado na abordagem de Piaget

numbers image by Amer Delibasic from Fotolia.com

Jean Piaget foi um antecessor da teoria moderna do desenvolvimento infantil. Surpreendentemente, esse acadêmico educacional iniciou sua carreira nas ciências naturais. Um rápido giro à psicoanálise lhe trouxe o interesse no aprendizado humano e na aquisição do conhecimento. Os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget englobam o crescimento desde o nascimento ao longo de toda a adolescência. Eles incluem o que ele denominou o estágio sensório-motor (nascimento aos dois anos), o estágio pré-operacional (aproximadamente dos dois aos sete anos), o estágio concreto (sete anos à adolescência inicial) e o estágio de operações formais (adolescência). Os educadores podem usar as teorias de desenvolvimento por trás de cada estágio para criar estratégias ao ensino da matemática de uma forma específica para cada idade.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lista dos estágios de desenvolvimento de Piaget

Lista completaMinimizar

Instruções

    Estágio pré-operacional

  1. 1

    Adquira uma descrição precisa da teoria do estágio pré-operacional a crianças de dois anos até a primeira série. Em geral, crianças neste estágio começaram a entender como os símbolos (palavras ou números, por exemplo) podem representar objetos, usar a conceitualização ou o pensamento fantasioso, são bastante egocêntricas no pensamento e não têm um firme conceito de tempo.

  2. 2

    Escolha aspectos específicos da teoria pré-operacional que combinem o ensino da matemática ao seu grupo ou série. Inclua conceitos que sejam facilmente traduzidos a estratégias de ensino. Por exemplo, use a ideia de que a criança agora possa entender a conexão entre um objeto e o símbolo que representa. Proponha um determinado número de lições nas quais um ou outro grupo de brinquedos ou outros objetos representem números, como cinco carrinhos, três maçãs ou sete pedaços de giz.

  3. 3

    Escreva seu plano de lições detalhando cada passo e sua relação à teoria de Piaget. Detalhe o estágio específico (por exemplo, pré-operacional) e ideia teórica (por exemplo, conceitualização, representação). Proponha um objetivo de aprendizado ou objeto específico de como fazer com que os estudantes aprendam a contar até dez por si mesmos ou passem a reconhecer numerais escritos. Crie uma lista de tópicos com os materiais e uma lista numerada com os passos.

    Estágio de operações concretas

  1. 1

    Entenda o estágio das operações concretas. Crianças neste estágio (aproximadamente dos sete ao princípio da adolescência) podem considerar dimensões múltiplas ou aspectos de um único objeto, entender séries (ordenar objetos pelo aumento ou redução de valores) e são capazes de classificar objetos. Exemplos concretos e experiências práticas são essenciais ao aprendizado durante esse estágio de desenvolvimento.

  2. 2

    Crie um plano de lições baseado nas ideias teorizadas por Piaget a respeito desse estágio de desenvolvimento. Defina objetivos ou alvos de aprendizagem, como ensinar aos alunos a multiplicação de números até nove ou fazer com que os estudantes demonstrem seu conhecimento de valores. Faça uma lista escrita dos materiais necessários. Como esse estágio frequentemente exige o uso de materiais concretos, tente itens como pedras, tijolos ou contas. Escreva passos nas lições, conectando cada parte significativa a uma ideia-chave de Piaget (por exemplo, conservação, seriação, classificação).

  3. 3

    Desenvolva explorações matemáticas práticas na classe para acompanhar as lições. Por exemplo, se você está ensinando as tabelas de multiplicação a crianças da primeira série, use pedrinhas (ou objetos similares) em uma superfície para conectar os números e representações. Permita aos estudantes descobrir as soluções por conta própria apenas com o apoio necessário.

    Estágio de operações formais

  1. 1

    Aprenda e entenda o estágio de operações formais (normalmente o período da adolescência). Estudantes nesse estágio são capazes de criar suas próprias hipóteses, pensar em consequências, usar pensamento e raciocínio abstratos, gerar inferências, avaliar ideias e aplicar um conceito a outro.

  2. 2

    Escolha conceitos específicos da teoria de Piaget para conectá-los à matemática. Tente aplicar conhecimentos pré-existentes à matemática universal por meio de problemas bem formulados, oferecendo múltiplas peças de informação aos estudantes para auxiliá-los a clarificar e deduzir suas respostas ou usando problemas que requerem habilidades de raciocínio. Estudantes nesse estágio devem ser capazes de entender conceitos algébricos, e as lições podem incluir o uso de variáveis.

  3. 3

    Escreva um plano de lições. Inclua uma lista de materiais conforme for necessário e tenha uma lista de tópicos numerados. Anote componentes específicos que conectem as ideias de Piaget com vocabulário, como clarificações, avaliações, aplicações ou inferências.

Dicas & Advertências

  • Crianças no estágio pré-operacional estão começando a agrupar objetos por características. Tente uma lição geométrica simples pedindo aos estudantes que escolham qualidades iguais e diferentes de formas.
  • Mescle a teoria do desenvolvimento de Piaget com outras teorias do desenvolvimento educacional infantil para um currículo matemático amplo.
  • Antes do estágio concreto do desenvolvimento, as crianças podem não ser capazes de entender o conceito da conservação. Com essas crianças, evite enfatizar demais temas como a mensuração.
  • Crianças no estágio sensório-motor, ainda muito jovens, podem não ser capazes de aprender conceitos matemáticos através de lições tradicionais.
  • Nem todos os aprendizes são iguais. Embora um estudante supostamente deva adequar-se a um certo estágio com base na idade, as habilidades individuais podem posicionar uma criança acima ou abaixo de seus colegas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media