Alho apodrece?

Escrito por phyllis benson | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alho apodrece?
Se o alho não for corretamente armazenado, ele pode estragar e se tornar prejudicial à saúde (Courtesy of Wikimedia Commons, GNU Free Documentation License, Photo by Phyllis Benson)

O alho é um tempero tradicional. Seja fresco, picado ou desidratado, ele é popular na culinária e em usos medicinais. Se desidratado e em pó, não tem validade, desde que armazenado apropriadamente. Já o alho fresco, como os picados, ou os dentes de alho, devem ser preferencialmente usados rapidamente. Se o alho não for corretamente armazenado, poderá estragar e se tornar prejudicial à saúde.

Outras pessoas estão lendo

História

Alhos, cebolas, alho-poró, chalotas e cebolinhas fazem parte da família Allium. O alho é cultivado há milhares de anos e foi muito utilizado como alimento pelos romanos, gregos e egípcios. Os registros médicos sânscritos recomendavam-no como tratamento para diversas doenças. A superstição diz que o alho repele bruxas, vampiros e lobisomens. Nos séculos mais recentes, acreditava-se que o alho curava cólera e varíola, e, durante a Primeira Guerra Mundial, os médicos ingleses usavam-no como antisséptico contra gangrena.

Função

Hoje em dia, o alho é usado como tempero para comida. O bulbo é sua principal fonte, e o alho é colhido e desidratado como pó ou incorporado a outras misturas. Os bulbos frescos se dividem em dentes de alho que podem ser picados, desidratados, cortados ou granulados. Os caules e folhas de alho são comestíveis e têm um sabor suave quando são cortados e colocados em saladas. As flores de alho podem ser apenas decorativas ou comestíveis, também. A cabeça do alho tem centenas de flores minúsculas com um sabor suave de alho. Elas são colocadas em sopas, em caçarolas ou carnes durante o cozimento ou em saladas

Tipos

Os tipos de alho incluem a cabeça inteira vendida fresca ou desidratada. Tranças decorativas de alho são feitas quando o alho é colhido inteiro e diversas cabeças são trançadas umas às outras pelos caules. As cabeças vão sendo retiradas conforme a necessidade do uso. Normalmente, são vendidas frescas ou desidratadas em mercearias ou mercados. O pó de alho é feito quando os dentes são desidratados e moídos em pó ou cortados em pequenos pedaços. Os dentes frescos podem ser picados e vendidos, mas devem ser refrigerados para evitar que estraguem.

Considerações

O alho vendido como pó ou flocos secos normalmente é desidratado. Quando a água é removida, ele conserva o sabor por até um ano. Normalmente, é preparado para comércio com uma data de embalagem no pote ou pacote. O alho fresco, cultivado em casa ou comprado no mercado, deve ser firme, sem dentes moles ou esponjosos. Verifique sua casca. Se houver manchas ou pontos escuros em volta do caule ou abaixo dela, o alho está com bolor. Não use essas cabeças de alho, pois esse bolor rapidamente vai apodrecê-lo.

Avisos

Os dentes de alho normalmente são usados para dar sabor a óleos para cozinhar ou de salada. As misturas caseiras de alho ao óleo devem ser refrigeradas e usadas em poucos dias. O alho cru pode desenvolver uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz uma toxina que causa botulismo. Se não tratado, o botulismo pode provocar doenças graves e até a morte. É importante armazenar o alho corretamente e consumi-lo dentro de poucos dias para poder usufruir de seus benefícios e evitar os perigos do alho fresco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível