Como apreciar uma ópera

Escrito por ehow contributor | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como apreciar uma ópera
Aprecie uma ópera

Uma grande opera pode ser um mistério para pessoas que nunca frequentaram uma apresentação ao vivo. No entanto, regularmente somos expostos à música lírica em comerciais e como música de fundo em programas de TV e filmes sem perceber. A maioria das pessoas pode aprender a apreciar ópera seguindo estes passos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escute CDs de óperas completas ou assista vídeos ou DVD. Muitas bibliotecas públicas trazem seleções interessantes de óperas; algumas bibliotecas pertencem a consórcios, sendo possível encomendar (se você for um titular) mídias que a casa não disponha no momento. Não é necessário sentar e ouvir um CD como se fosse uma palestra, basta colocá-lo como música de fundo.

  2. 2

    Escolha uma obra "fácil" e melodiosa para começar, uma que tenha alguma semelhança com a realidade. As óperas vikings podem ficar para mais tarde. Uma boa ópera para iniciantes, especialmente para homens, seria "Rigoletto", de Verdi. Grande parte de sua música é conhecida, e a maioria dos homens pode se identificar com o trágico pai que só deseja proteger a filha da sordidez de sua vida.

  3. 3

    Procure por produções locais de ópera. No Brasil, o Teatro Municipal de São Paulo frequentemente traz produções de óperas; fora do país, o Metropolitan Opera e o New York City Opera apresentam Ópera Lírica, assim como em outras cidades do Estados Unidos. As faculdades e conservatórios normalmente trazem produções apresentando cantores que poderão se tornar estrelas no futuro.

  4. 4

    Se você for marinheiro de primeira viagem, considere comprar entradas econômicas. Algumas companhias disponibilizam seus bilhetes online e estes podem ser ordenados facilmente por preço e seção.

  5. 5

    Ligue para a casa de ópera e se informe sobre qual tipo de produção é mais tradicional. Muitas casas estão "reformulando" óperas tradicionais na esperança de atrair público novo e mais jovem, ainda que novos espectadores do gênero mereçam ver produções convencionais em todo o seu esplendor. Por exemplo, as obras do compositor Puccini e "Aida", de Verdi.

  6. 6

    Vista-se um pouco melhor quando for assistir a uma ópera. Smokings e vestidos longos geralmente são reservados para as noites de abertura, mas ternos e gravatas para os homens, e vestidos vistoso ou terninhos paras as mulheres caem bem em outras performances.

  7. 7

    Antes de ir assistir a uma ópera, confira-a através de um DVD alugado. Talvez seja interessante ver várias versões ou um DVD para se familiarizar com o enredo e o libreto. Embora muitas casas de ópera forneçam os títulos acima do palco ou sobre os assentos, a leitura do libreto de antemão pode ajudar um iniciante a entender o que está acontecendo.

  8. 8

    Descubra se as apresentações de óperas em alta definição estão disponíveis nos cinemas locais. Os preços são muito mais baratos e os novatos podem se sentir mais confortáveis em um cinema mais familiar. Verifique os sites de produtoras para se informar sobre futuras apresentações.

  9. 9

    Observe como os palcos de ópera também oferecem algumas figuras carismáticas e impressionantes. Procure DVDs com Angela Gheorghiu, Anna Netrebko, Renée Fleming, Elina Garanca, Roberto Alagna, Marcelo Álvarez, José Cura, Juan Diego Flórez, Giuseppi Filianoti, Thomas Hampson, Nathan Gunn, William Burden, Jonas Kaufmann e Dimitri Hvorostovsky, alguns dos cantores que parecem tão impressionante quanto soam.

  10. 10

    Leve seus filhos para a ópera para cultivar uma nova geração de apaixonados pelo gênero. Não importa o quantos programas de TV ou filmes as crianças assistam, nada se compara a uma performance ao vivo, cantada entre conjuntos opulentos, por sopranos e tenores cujas notas alta causam arrepios. Muitos fãs de hoje foram apresentados à ópera ainda na infância por seus pais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível