×
Loading ...

Blogs de maternidade que você não pode perder

Getty Images

Introdução

A maternidade não tem um manual de instruções. Por isso, quando o bebê nasce, pai e mãe chegam com ele em casa e, junto, vêm uma série de questionamentos, dúvidas e ansiedades. Seguindo uma tendência cada vez mais comum nos tempos modernos, a internet 2.0 também nasce como grande aliada de mães de primeira, segunda ou terceira viagem. Assim, os blogs maternos existem aos montes e falam sobre as delícias e dores da maternidade, relatam experiências, trocam dicas e, sobretudo, unem as mães em torno daquilo de que elas mais falam: seus filhos. A seguir, 15 blogs sobre maternidade que você não pode deixar de acompanhar.

Reprodução

Mamíferas

O blog Mamíferas, encabeçado por Renata Penna, mãe de três meninas, Kalu Brum, que tem um garotinho, e Fernanda Café, que trouxe ao mundo um menino, fala sobre o universo materno sob o prisma da maternidade ativa e consciente. Prega o parto natural, o aleitamento materno prolongado, a cama compartilhada, a alimentação infantil equilibrada e com menos interferência da indústria, entre outras práticas que confirmem a maior criação e manutenção de vínculo entre mães e filhos.

Reprodução

Coisa de Mãe

Depois de ter seu primeiro filho, a jornalista e escritora Glauciana Nunes, que também é colaboradora do site eHow Brasil, resolveu compartilhar sua experiência com outras mamães. Logo após o nascimento de seu caçula, lançou o Coisa de Mãe, que trata sobre diversos temas do universo materno sempre sob a ótica e os sentimentos da mãe, tal qual o nome do blog: amamentação, sono, gestação, educação e, principalmente, comportamento familiar, englobando a simbiose mãe-filhos.

Reprodução

Potencial Gestante

O casal Hilan e Luiza Diener, quando estavam "grávidos", criaram o Potencial Gestante, que é hoje um dos mais acessados blogs sobre maternidade do Brasil e, claro paternidade, já que o pai também escreve. Os dois produzem posts sempre com um tom bem humorado sobre a rotina e o dia a dia com uma criança de três anos.

Reprodução

Diário Grávido

Renato kaufmann não se imaginava pai, mas quando o destino lhe reservou essa surpresa, antes de cair de costas, morreu de amor. Desde que teve Lúcia, sua princesa de quatro anos, esse pai tem se tornado pouco a pouco mais príncipe e menos ogro. No Diário Grávido, Renato relata com posts muito engraçados, irônicos e, às vezes, até sarcásticos, como é ser pai de uma menina e ser completamente apaixonado por essa função.

Reprodução

Mamatraca

O Mamatraca não é necessariamente um blog nos moldes que conhecemos, já que inovou no formato: todo o conteúdo é feito em vídeos e as interlocutoras são as mães. Um grupo de três amigas e blogueiras, que são as editoras do site, lançam toda semana um assunto sobre o universo da maternidade e recebem vídeos de mães de todo o Brasil sobre o tema proposto. Os assuntos discutidos são carreira, comportamento, amamentação, viagens, escola... tudo contado em primeira pessoa através dos depoimentos de mães reais.

Reprodução

Comer para Crescer

Duas jornalistas que há anos escrevem para pais e mães resolveram deixar para trás a dura rotina das redações para se dedicarem ao blog Comer para Crescer. Mônica Brandão e Patrícia Cerqueira, uma com duas filhas e a outra com dois filhos, hoje se dedicam às crias, claro, e ao blog, que tem posts, receitas, dicas e discussões sobre alimentação infantil saudável e de qualidade.

Reprodução

Super Duper

Super Duper é o blog da Anne Rami, que tem dois filhos e se intitula uma "fanática", num tom humorado. O conteúdo é todo permeado por posts mais "radicais", como ela mesma diz, e funcionam quase como um alerta aos pais, no que diz respeito à infância livre de consumismo, atenção à alimentação infantil industrializada, os problemas que as fórmulas e as mamadeiras podem causar aos bebês, sua visão sobre escolas para crianças pequenas, entre outros conceitos. Uma boa leitura para quem quer oferecer uma infância mais saudável e natural para os filhos.

Reprodução

Meu Projetinho de Vida

Como muitas mães que trabalham fora em horário integral, a jornalista Roberta Lippi decidiu que se arriscaria no home-office depois que a filha mais velha nasceu. Nessa época também nasceu o blog Meu Projetinho de Vida. Ali, ela fala sobre as aventuras da maternidade em um tom bem confidente, narrando suas experiências em família e as situações que passa com as crianças, como o momento do desfralde, o começo das meninas na escolinha, o adeus à chupeta e tantas outras situações de saia justa entre mães e filhotes.

Reprodução

Pequeno Guia Prático para Mães sem Prática

Quer ler os melhores e mais inusitados diálogos entre duas crianças? No blog Pequeno Guia Prático para Mães sem Prática, de Mariana Zanotto, é possível morrer de rir com uma escrita afiada e arrojada desta mãe de dois. A autora multifacetada, que já foi radialista, estudou gastronomia, trabalhou em um café e já foi até barista, tem background suficiente para encantar seus leitores com as pérolas de seus filhos e da maternidade em geral.

Reprodução

Mãe de Guri

Angi Simon, dona de casa gaúcha e mãe integral do Antonio, escreve no blog Mãe de Guri posts sobre decoração infantil, faz testes com produtos voltados para crianças, fala sobre doenças da infância e saúde dos pequenos em geral e relata suas experiências em família, além de vários outros assuntos da vida de uma mãe.

Reprodução

Dica de Mãe

"Às vezes as minhas dúvidas são as suas também". Com essa apresentação, o blog Dica de Mãe, de Nanna Pretto, baiana que vive em São Paulo e é mãe de um pequeno, oferece conteúdo para pais e mães, compartilhando situações, experiências, informações, acertos e erros. O blog é como um ponto de encontro, como a porta da escola ou a sala de espera do pediatra, para a troca de figurinhas entre esses seres tão cheios de dúvidas: as mães.

Reprodução

Nerd Pai

Os blogs de maternidade não são só das mães. Jorge Freire, o pai mais nerd da internet brasileira, desde que teve seu filho, quem carinhosamente chama de Padawan, resolveu compartilhar suas experiências como um homem que ama tecnologia e que virou pai. No blog, ele fala sobre cultura pop e tecnologia, suas grandes paixões, abordando esses assuntos sob uma visão paterna.

Reprodução

Mamãe Sabe Tudo

Flávia Fiorillo é a Mamãe Sabe Tudo e acha que maternidade não é coisa de criança. Depois de morar grande parte da vida nos Estados Unidos e ter tido seus dois filhos lá, retornou ao Brasil e lançou o blog, onde escreve sobre o que ama: arquitetura, moda, decoração, design e arte em geral. O forte do blog são as imagens lindas e inspiradoras.

Reprodução

Pelos Cotovelos e Cotovelinhos

Quando soube que estava esperando sua primeira filha, em 2007, a jornalista Letícia Volponi criou o blog Pelos Cotovelos e Cotovelinhos, para contar seus feitos maternos aos familiares e amigos. Amparado no conceito de que cada mãe tem suas razões para ser do jeito que é, mas que trocar experiências é fundamental, Letícia escreve o blog para tentar encontrar um equilíbrio na vida e na maternidade.

Reprodução

Vida de Gestante

Quando se é mãe ou pai, sobretudo de primeira viagem, é natural que muitas dúvidas apareçam, desde as mais práticas até as mais metafísicas e filosóficas. O blog Vida de Mãe, da Mariana Bonnás, oferece um conteúdo bem prático sobre enxoval de bebê, alimentação, experiências, saúde, dicas, chá de bebê, moda infantil etc.