Mais
×

Como aprender Aikido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Criado no Japão em 1925, o Aikido é uma filosofia que significa “o caminho da harmonia espiritual”. O Aikido também é uma forma de defesa pessoal praticada sem armas. Ao invés disso, os diferentes movimentos são desenhados para fazer o oponente perder o equilíbrio. Siga esses passos para aprender mais sobre Aikido.

Instruções

O Aikido também é uma forma de defesa pessoal praticada sem armas. (Jeremy Maude/Digital Vision/Getty Images)
  1. Siga regras de boa saúde e relaxamento para aproveitar ao máximo o Aikido. A filosofia fala sobre uma energia central em nós chamada “ki”. Ki é uma fonte de poder centrada no plexo solar, exatamente abaixo do umbigo.

  2. Encontre seu centro mental e fisico. Uma postura relaxada foca no seu ki. Uma vez que você se torne centrado, você terá mais energia e graça em seus movimentos. Mentalmente, você deve ficar calmo para aguçar seus sentidos. Esse forte ki é também conhecido como ter “harra”.

  3. Entenda que o Aikido é uma série de retenções e arremessos. Esses movimentos utilizam a total energia do corpo em movimento circular em torno de uma força central.

  4. Aprenda um pouco de Física, pois a efetividade do Aikido é devida aos conceitos da Física sobre matéria e energia. O Aikido usa movimentos próximos e separados do centro para desequilibar ou redirecionar um agressor.

  5. Pratique Aikido com frequência. Ele não é uma arte marcial que pode ser dominada em meses. Leva tempo e dedicação para dominar os fundamentos do movimento, tempo e respiração. A maioria das práticas é feita com um parceiro. Uma pessoa funciona como uke ou agressor, enquanto a outra é o nage ou recebedor. Os parceiros desempenham os dois papéis.

  6. Trabalhe o melhor de sua habilidade. Muitos estilos de treino são usados no Aikido. Força física não é um componente do treinamento, o que faz do Aikido algo ideal par todas as idades. Além disso, a prática de Aikido resulta em aumento da flexibilidade e desenvolvimento muscular.

  7. Tire o máximo proveito do Aikido praticando a filosofia de permanecer centrado a todo momento, física e mentalmente. A meta final do Aikido é harmonia com o universo.

Dicas

  • Se o Aikido te interessar, faça aulas com um dojo. Confira o website de Aikido para encontrar locais.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article