Como aproveitar alimentos fermentados

Escrito por laura gee | Traduzido por marcella narvaes
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Como aproveitar alimentos fermentados
Legumes em conserva (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Alimentos fermentados são aqueles que são mudados do seu estado original e preservados através da ação de bactérias, fermentos ou outros agentes. Esse processo cria sabores únicos, mas também tem uma alta fonte de vitamina e componentes naturais que ajudam com o processo digestivo e sistema imunológico. Alimentos fermentados são encontrados em muitas culturas e, além de serem um meio tradicional de estocar alimentos frescos, eles também são associados com boa saúde e longevidade. Aqui estão algumas dicas para aproveitá-los.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

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    Considerem os alimentos fermentados que você já conhece e ama. O queijo maturado é provavelmente o alimento fermentado mais conhecido do mundo. O iogurte é outro produto comum que é rico em cálcio e ajuda a criar uma boa saúde digestiva. O pão tipo italiano é criado através de um processo de fermentação e é mais facilmente digerido que outros alimentos cozidos com fermento artificialmente. Até a cerveja, o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma variedade de benefícios quando consumidos com moderação.

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    Faça experiências com alimentos étnicos. Os alimentos fermentados de muitas culturas são melhor aproveitados dentro do contexto de receitas regionais. Por exemplo, as comidas japonesas e coreanas oferecem uma variedade impressionante de legumes em conserva e fermentos de soja, como missô, enquanto as refeições etíopes são quase sempre servidas com injera, um tipo delicioso de crepe fermentado.

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    Tente fazer suas próprias receitas. Legumes picados são particularmente fáceis de fazer. Uma vantagem de prepará-los é que você pode ajustar tanto os temperos como a duração da fermentação, que controla o sabor azedo do produto conforme sua preferência.

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    Experimente fermentos com sabores diferentes. Apesar de muitos alimentos fermentados terem um sabor azedo, outros têm sabores dominantes. Eles podem ser salgados, como molho natural de soja, missô e alguns tipos de picles. Outros até têm um sabor um pouco adocicado, como amazake, uma bebida ou pudim feito de arroz. Esses produtos podem ter um apelo maior para pessoas que geralmente têm mais dificuldade em apreciar alimentos fermentados.

Dicas & Advertências

  • Quando comprar alimentos fermentados pelos seus benefícios de saúde, procure por etiquetas que contenham culturas vivas. Todos eles são criados por organismos vivos, mas, em alguns casos, são processados para remover esses organismos antes do consumo, o que reduz o seu valor saudável. Uma variedade de alimentos fermentados com culturas vivas podem ser mais facilmente encontrados em lojas de comidas naturais.
  • Fermentar sua própria comida é fácil e seguro, mas algumas precauções básicas devem ser tomadas, pois nem todos os organismos que crescem em alimentos são saudáveis. Certifique-se de seguir as receitas ou outras instruções enquanto você está ainda aprendendo o processo.

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