Árvores com pequenas frutas cor-de-laranja

Escrito por tamiya king | Traduzido por brenda aureliano gomes
Árvores com pequenas frutas cor-de-laranja
O kumquat é nativo do Japão (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Engana-se quem pensa que os únicos frutos de cor laranja são a própria laranja e a toranja. Existe uma variedade de outras frutas alaranjadas que podem ser usadas em saladas de fruta e sobremesas. As árvores nas quais essas frutas crescem normalmente são pequenas e têm formato de arbusto, e são tão atraentes quanto as próprias frutas. Algumas delas exigem condições específicas, como tempo quente e solo fértil, para produzir frutos mais saborosos.

Manteiga-de-amendoim

A manteiga-de-amendoim é uma árvore pequena o suficiente para ser classificada como um arbusto. A planta precisa de um solo bem drenado e cresce em solos fortificados com fertilizantes orgânicos. Suas folhas são grandes, de cor verde-escura e levemente enroladas nas pontas; as flores, por sua vez, são pequenas e amarelas. Os frutos da manteiga-de-amendoim amadurecem no final da primavera e no verão e exibem uma cor laranja intensa, quase vermelha. As pequenas frutas têm aproximadamente 2 centímetros de comprimento quando maduras e, embora tenham uma doçura frutal, sua textura é semelhante à manteiga de amendoim, o que a torna uma adição saborosa a sobremesas.

Kumquat

A árvore kumquat é uma sempre-viva que possui uma taxa de crescimento lenta. Na maturidade, as pequenas árvores atingem entre 3 e 4,5 metros de altura, embora algumas apenas cheguem a 2,5 metros (altura semelhante à da manteiga-de-amendoim). As folhas verdes crescem alternadamente no caule, possuem aproximadamente 7,5 cm de comprimento e têm a forma de uma foice grande. As frutas pequenas e alaranjadas são redondas ou ovais. Existem muitas variedades do kumquat, incluindo a Marumi. O kumquat Marumi foi levado do Japão para a Flórida no final do século XVIII e possui um sabor ácido bem acentuado. Cada fruta contém de uma a três sementes. Já o kumquat Meiwa, também nativo do Japão, produz frutos doces e suculentos que normalmente não têm sementes.

Tangerina dancy

As tangerinas normalmente são menores que as laranjas e possuem um sabor notadamente mais doce. A árvore da tangerina dancy cresce verticalmente e possui uma folhagem espessa e cheia. Suas folhas possuem um tom claro de verde e têm forma de gota. As árvores da tangerina dancy são propensas a serem atacadas pelo fungo Alternaria, de forma que é necessário um controle cuidadoso para cessar os sintomas, como perda de folhas e redução da colheita. As tangerinas dancy possuem aproximadamente 6 cm de diâmetro e têm cascas finas, semelhantes ao couro, em um tom alaranjado profundo. As frutas alcançam a maturidade em dezembro e janeiro.

Naranjilha

As árvores de naranjilha produzem frutos pequenos, adocicados e de cor alaranjada, de tamanho semelhante à tangerina. Ela é o ingrediente principal em alguns sucos de frutas peruanos. A naranjilha é originária do Peru, e é lá onde são mais abundantes, embora também cresçam nas regiões do sul da Colômbia e do Equador. As folhas da árvore têm aproximadamente 60 cm de comprimento e são cobertas com uma penugem roxa atraente, com um toque aveludado. A árvore é relativamente pequena e, por vezes, é considerada um arbusto, já que cresce apenas até 2,4 m. As naranjilhas de cor laranja médio e laranja-escuro crescem melhor em climas quentes, mas precisam de sombra parcial para florescer. Suas frutas são uma parte integral das receitas sul-americanas, sendo usadas em sorvetes, recheios de tortas e sobremesas assadas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível