Aspectos da crítica literária: Tema e gênero

Escrito por ginger voight Google | Traduzido por franciele gobi
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Aspectos da crítica literária: Tema e gênero
A literatura oferece ao leitor a oportunidade de ir além das aparências (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A crítica literária analisa a literatura baseando-se em diferentes escolas críticas, incluindo a formalista, desconstrucionista, resposta do leitor, psicoanalítica e feminista. Os elementos fundamentais e as classificações da literatura geralmente têm um papel muito importante no processo analítico, porque ensinam o leitor a extrair um significado mais profundo, além de compará-lo a outros trabalhos similares.

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Gênero

O gênero refere-se a como a palavra escrita é classificada, geralmente pela maneira como ela foi escrita. Ele agrupa os trabalhos que são similares. Como tais, essas peças da literatura compartilham características similares, seguem estruturas similares e obedecem a certas convenções. Por exemplo, um poema possui regras diferentes dos contos, que possuem características diferentes de uma peça ou romance. A obra "O corvo", de Edgar Allan Poe, não poderia ser analisada com base nas mesmas normas utilizadas para a obra "Um bonde chamado desejo", de Tennessee Williams, porque ambos são gêneros literários completamente diferentes e com diferentes propósitos.

Tema

O tema, por outro lado, é a ideia abstrata que confere coesão para a peça literária. Os temas literários abrangem a emoção e exploram cada faceta da experiência humana. A dicotomia do bem e do mal proporciona o cenário temático em trabalhos como "O sol é para todos" de Harper Lee, enquanto "Romeu e Julieta" explora a força poderosa e impelidora do amor. Os temas conectam o leitor com cada parte da literatura em um nível mais emocional, tornando a mensagem mais universal e acessível.

Expectativas dos gêneros

Quando estudar principalmente o gênero, você baseará parte da sua crítica na capacidade de o autor corresponder às certas expectativas. A poesia pode abranger desde os versos livres mais liberais ao haicai mais restritivo, que possui três versos contendo cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente. Uma peça ou roteiro deve adequar-se a uma estrutura mais rígida. O primeiro ato introduzirá o personagem e o conflito, enquanto o terceiro ato solucionará o que foi construído durante o segundo.

Simbolismo temático

Os escritores geralmente utilizam o simbolismo para enfatizar o tema principal de seus trabalhos. Devido à sua ambiguidade admirável, essa tendência literária pode ser enquadrada em mais de uma escola de crítica. No poema "280" de Emily Dickinson, ela utilizou o simbolismo da morte para explorar temas de repressão para um estudo feminista. Em "O grande Gatsby", F. Scott Fitzgerald usou a crise americana de 1920 para explorar um tema muito maior: a influência corruptiva do excesso, que pode ser explorada através da crítica literária desconstrucionista.

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