Conhecimento

Atividades de análise de personagem para o terceiro ano

Escrito por christine bartsch Google | Traduzido por camila batista
Atividades de análise de personagem para o terceiro ano

Deixe as crianças interessadas em leitura ensinando-as a identificar personagens através de exercícios de análise crítica

boy reading book image by sonya etchison from Fotolia.com

Como os alunos do terceiro ano começam a ler trechos mais longos e complexos, mais tempo é gasto entrando no âmago da compreensão de textos através do estudo de enredo, conflito e análise de personagem. Os alunos do terceiro ano aprendem a classificar os personagens em principais e menores e a entenderem conflitos internos e externos, pontos fracos e fortes das personagens e suas motivações. Incorpore uma variedade de atividades de leitura e escrita com foco na análise de personagem no programa de artes e língua que ampliem as habilidades de pensamento crítico dos alunos.

Querido diário

Os alunos assumem o eu lírico do protagonista enquanto escrevem entradas para um diário que poderia ter sido escrito pela personagem principal no final de cada capítulo. À medida que os alunos terminam cada capítulo do livro escolhido, eles escrevem uma entrada em primeira pessoa no diário e descrevem as emoções, ações, esperanças e medos demonstrados pelo protagonista no capítulo. A entrada no diário os auxilia a entender como o personalidade e o comportamento do protagonista moldam e prenunciam a história.

Exame de características

Introduza o conceito de inferência no processo de análise de personagem com um exercício que ensine as crianças a examinarem a motivação e os tipos de personalidade. Peça aos alunos para revisarem a história em busca de detalhes em pensamentos e ações significativas da personagem principal. Explique a diferença entre detalhe significante e insignificante, como quando uma personagem simplesmente fecha a porta ou quando ela fecha a porta na cara de alguém. Os alunos devem escrever um pensamento significativo que o protagonista teve, um trecho importante de diálogo, uma emoção que o personagem sentiu e uma ação que ela realizou. Os alunos devem então analisar cada elemento para determinar que tipo de característica ele representa, tais como bravura, fraqueza, bondade, covardia, entre outros. Amplie a lição em uma discussão em classe para criar uma lista de características pessoais que definem corretamente a personalidade do protagonista.

Invetigação de detalhes

Contrate seus alunos como detetives juniores para investigar as características dos personagens principais, anotando detalhes da estória. Atribua a cada aluno uma personagem a ser "observada" enquanto eles leem o livro ou a estória. Dê a cada um uma folha de atividades para anotações sobre o "alvo" que possua uma coluna para as características físicas e outra para o monitoramento das características de comportamento e personalidade. Os alunos devem ser encorajados a fazerem inferências sobre as características de personalidade a partir da maneira de falar, pensar e agir de suas personagens. Continue o exercício em uma discussão de análise de personagem na qual os investigadores comparam suas anotações.

Características incomuns

Como continuação do exercício de exame de características, solicite que seus alunos selecionem um capítulo do livro e escrevam todas as características demonstradas pelo protagonista baseando-se em pensamentos, emoções, ações e diálogos. Peça para que seus alunos comparem suas listas com a lista de características criada pela classe. Solicite que eles circulem qualquer característica na lista deles que esteja em conflito com aquelas listadas pela classe. Explique aos alunos o conceito de personagens agindo contra o seu tipo de personalidade para acrescentar drama e conflito à história. Dê exemplos que demonstrem o conceito, tal como um caso em que o bravo protagonista se comporta covardemente em um momento crucial da estória.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media