on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Atividades para ensinar o uso da vírgula

Atualizado em 17 abril, 2017

As vírgulas podem ser confusas para os alunos. Quando eles aprendem sobre o uso dela, muitas vezes entendem o conceito de como usar vírgulas, mas o conhecimento nem sempre se mantém. Encontrar maneiras de ajudar o memorização do aprendizado é a chave para ajudar os alunos a compreenderem exatamente como usar vírgulas. Depois de ensinar sobre os usos, reforce a lição com uma atividade para envolvê-los no uso da vírgula.

Atividades ajudam a reforçar o uso vírgula (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Cereal com vírgulas de série

As vírgulas que combinam listas são chamadas vírgulas de série. Pode-se brincar com a ideia de série de cereal usando caixas de cereais para criar uma lista que precisa usa-las. Cubra as caixas de cereais com papel de embrulho branco. Levante uma lista de itens e escreva cada palavra em uma caixa de cereal. Faça vírgulas grandes desenhadas fora do papel de embrulho preto. Organize as caixas de cereais em uma linha e faça com que os alunos digam onde colocar as vírgulas para conectar as caixas de cereais.

Loading...
Use a caixa de cereal para fazer a atividade para aprendizado do uso da vírgula (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vírgulas em sentaças compostas

Vírgulas são usadas para juntar palavras em frases compostas. Pode-se ajudar os alunos a entender como usa-las, ensinando que as frases são como blocos de construção e vírgulas são o que as une. Use blocos de espuma com frases escritas sobre eles e um velcro para ilustrar como usar vírgulas para criar frases compostas. O velcro representa as vírgulas. Peça aos alunos que diga como conectar os blocos a ele.

Utilize blocos de espuma para criar frases compostas e ensinar o uso da vírgula (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Linguagem oral diária

A linguagem oral diária é um exercício que dá aos alunos a oportunidade de identificar e corrigir erros de ortografia, gramática e pontuação em frases escritas na lousa. Pode-se usar essa linguagem para ajudar a ensinar o uso da vírgula. Escreva algumas frases no quadro que exigem o emprego delas. Pode-se deixar vírgulas faltando, adicionar alguma extra ou colocá-las nos lugares errados. Peça aos alunos que escrevam as frases corretamente.

Escreva frases no quadro para que os alunos possam treinar o uso da vírgula (Jetta Productions/Photodisc/Getty Images)

Ditado de vírgulas

Algo tão simples como ter estudantes dizendo onde uma vírgula deve estar pode ajudar a reforçar o que os ensinou sobre o uso dela. Escreva duas ou três frases no quadro. As sentenças devem precisar de vírgulas, mas não as inclua. Leia as frases em voz alta, para que os alunos gritem "vírgula" nos momentos adequados nas frases e adicione-as quando forem indicadas. Depois, volte para a frase para certificar-se de que as vírgulas estão colocadas corretamente. Isto pode ser feito também com o tópico de vírgulas em série.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...