Atividades que estimulem a cognição em idosos

Escrito por pedro santos
Atividades que estimulem a cognição em idosos

Atividades de estímulo à cognição em idosos contribuem para maior qualidade de vida

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Nos últimos anos, tem sido observada em todo o mundo uma mudança demográfica significativa na faixa etária da população. Principalmente graças às novas tecnologias e ao avanço da medicina como um todo, cresce cada vez mais o número de idosos em praticamente todos os países. Esse fato tem levado a sociedade a se preocupar mais com a qualidade de vida durante a terceira idade. Para manter a mente, o corpo e o espírito saudáveis, é preciso estimular uma série de atividades de cognição que contribuem para a saúde e o bem estar dos idosos. Para otimizar os cuidados nessa faixa etária, não é preciso apenas medicamentos e tratamentos médicos, mas sim um tratamento humano e inteligente que insira os idosos na sociedade como um todo.

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Trabalhos manuais

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Especialistas afirmam que atividades manuais contribuem para evitar problemas patológicos relacionados com a idade avançada como, por exemplo, a demência. O trabalho manual está na lista dos tipos de afazeres cognitivos simples. Nesse caso, é preciso estimular tarefas como o corte e costura, tricô, artesanato e trabalhos em madeira. De acordo com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), essas atividades ajudam a manter a mente ativa. Segundo o estudo, divulgado em 2010, idosos que realizavam tarefas manuais apresentaram risco de demência sete vezes menor dos que não faziam nenhum tipo de atividade.

Jogos mnemônicos

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É fundamental que as pessoas com idade mais avançada continuem exercitando a mente de algum modo. Isso inclui atividades que estimulam as funções cognitivas superiores do cérebro. Jogos de estímulo mental, por exemplo, são aliados ao aumento da qualidade de vida na população de faixa etária acima dos 60 anos, idade na qual problemas de esquecimento começam a aparecer. Felizmente, grande parte da perda de memória é passível de tratamento, já que atividades mentais fazem com que áreas específicas do cérebro sejam estimuladas, contribuindo para aumentar o circuito e a conexão entre os neurônios. Jogos de cartas, leitura de livros, xadrez e dominó estão entre as tarefas que ajudam a melhorar a saúde mental.

Exercícios físicos

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A cognição em idosos também é estimulada por meio de exercícios físicos, sobretudo aqueles que envolvem outras pessoas. Assim, idosos que praticam futebol, por exemplo, trabalham não só o corpo, mas também a mente. A atividade física libera hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de bem estar, e traz outros benefícios imediatos como o combate da osteosporose, prevenção do diabetes e controle da ansiedade e do estresse. Os exercícios mais recomendados são os aeróbicos, como caminhada e corrida, tênis, natação e exercícios coletivos como o futebol. Todos os exercícios devem ser indicados por um profissional da saúde e acompanhados por um professor de educação física.

Arteterapia

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Um dos exercícios mais eficazes para estimular a cognição em idosos está relacionado com o incentivo da criatividade. Por isso, a arteterapia é uma boa pedida para valorizar a saúde física e mental do idoso. A arteterapia nada mais é do que um processo que conecta nosso eu interior com alguma forma de expressão artística. Trata-se de uma arte livre, ou seja, uma técnica que ajuda a liberar a expressão e a sensibilidade que todos temos em nosso inconsciente. A criação se dá por meio de desenho, pintura, colagem, escultura e também através da culinária, teatro e dança.

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