Conhecimento

Atividades com fotos para o primeiro dia de aula

Escrito por danielle hill | Traduzido por lara hildebrand braghim
Atividades com fotos para o primeiro dia de aula

Peça aos alunos para desenharem ou trazerem fotos sobre as férias de verão

children image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com

No primeiro dia de aula, o professor deve motivar a classe pelo novo ano que está começando, e também cultivar o sentimento de amizade entre os alunos. Com imagens, seja desenhos ou fotografias, é possível tornar as atividades do primeiro dia mais convidativas do que os problemas de matemática ou textos. Com atividades baseadas nas imagens, apresente os alunos uns aos outros com um tom otimista e produtivo.

Outras pessoas estão lendo

Fotos do verão

Após as férias de verão, os alunos terão muitas histórias para contar aos seus colegas. Aproveite o interesse em compartilhar as histórias, direcionando-o para uma arte produtiva, a escrita ou a fala em público. Se você tiver contato com os alunos antes do primeiro dia de aula, dê-lhes uma tarefa simples: eles deverão trazer uma fotografia deles mesmos, tirada durante as férias de verão, para o primeiro dia de aula. Alternativamente, você pode pedir aos alunos façam um autorretrato durante as férias de verão. Faça um vídeo com todas as imagens, e as crianças devem adivinhar em que lugar seus colegas passaram as férias. Depois, faça atividade escrita ou uma apresentação baseada na imagem.

Autorretratos

Pode ser um pouco assustador para os alunos se apresentarem com tradicionais atividades "Tudo sobre mim" do primeiro dia de aula. Os estudantes mais tímidos podem não se sentir a vontade em compartilhar dados pessoais com o resto da turma e, para uma classe de qualquer idade, pode ser um desafio diferenciar que tipo de informação é relevante e interessante para um atividade de "biografia". Com criatividade, as atividades de apresentação do primeiro dia de aula pode ser os alunos desenharem autorretratos. Eles ficarão mais a vontade, até mesmo os que não se consideram criativos. Você pode, por exemplo, instrui-los a desenhar usando a mão não dominante. Outra ideia bem legal é usar pedaços de papel para criar seus rostos — como um mosaico — em vez de usar materiais mais comuns como lápis de cor, canetas ou tintas.

Moldura para fotos

Tire fotos espontâneas dos alunos no primeiro dia de aula. Se o seu orçamento e a programação de aula permitirem, use uma câmera instantânea, como uma câmera digital ligada à uma boa impressora. Como projeto de criatividade para as crianças, peça-os que façam molduras para as fotos. Cole as fotos nas molduras. Peça que os alunos enfeitem as molduras escrevendo palavras que os descrevam. Para alunos mais velhos, arrume alguns livros para que eles escrevam suas citações favoritas na moldura.

Quebra-cabeça

Com papel cartão ou cartolina, corte peças de um quebra-cabeça que formem um retângulo, do tamanho do quadro de recados da sala. Garanta de que o número de peças seja igual à quantidade de alunos. Distribua as peças para as crianças decorarem com desenhos e palavras que representem eles mesmos. Quando terminarem, os alunos devem montar juntos o quebra-cabeça, representando a independência e capacidade de trabalhar em equipe da sala.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media