Atividades infantis para aumentar a autoconfiança

Escrito por rebeca renata | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades infantis para aumentar a autoconfiança
Crianças que têm pelo menos um adulto que as façam se sentirem especiais têm maior probabilidade de desenvolverem a autoconfiança (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Pessoas com autoconfiança acreditam que elas têm valor e merecem ser bem tratadas. Por outro lado, pessoas com baixa autoconfiança tendem a acreditar que elas não têm valor algum e provavelmente são muito autocríticas. Uma criança pode desenvolver baixa autoconfiança se ela sentir que não está tendo bom desempenho acadêmico ou se ela estiver tendo dificuldades para fazer amigos. Nota-se que a criança que tem pelo menos um adulto em sua vida, que a faz se sentir especial e apreciada, tem maior probabilidade de desenvolver melhor autoestima e autoconfiança.

Outras pessoas estão lendo

Solução de problemas

Ser capaz de resolver problemas e tomar decisões são tarefas relacionadas à autoconfiança desenvolvida. Atividades que ajudam a aumentar essas habilidades podem, então, ajudar a fazer com que a criança se sinta bem consigo mesma. Isso pode ser feito através de discussões com ela quando problemas aparecerem em sua vida. Por exemplo, se a criança estiver tendo dificuldades com um amigo, pergunte a ela quais coisas poderia fazer para solucionar o problema e encorajá-la a considerar soluções diferentes. Simular diferentes cenários que envolvem a solução de problemas ou tomada de decisões bem pensadas são outras maneiras de ajudar a criança a se sentir melhor com essas habilidades.

Criatividade

Atividades criativas são maneiras ótimas de aumentar a autoconfiança. Encoraje a criança para encontrar e seguir uma abordagem criativa, como escrever poesias ou produzir arte. Ofereça à criança os materiais necessários para esculpir, desenhar ou pintar. Qualquer uma dessas atividades pode ser feita junto com um adulto e elas também podem ser projetadas para melhorar a autoconfiança. Por exemplo, uma colagem na qual a criança use imagens de revistas para expressar suas atividades, lugares e pessoas favoritos, celebrando os interesses e pontos de vista únicos dela. Ajuda se o adulto oferecer encorajamentos e celebrações verbais, que ajudarão a aumentar a autoestima e fazer com que a criança queira continuar a atividade.

Enfatizando o positivo

Uma criança terá autoconfiança aumentada se ela se sentir especial por quem ela é. Atividades que encorajem seus talentos e habilidades naturais, bem como palavras fortes e positivas de encorajamento vindas de adultos importantes, podem ajudar. Uma maneira de fazer isso é encorajar a criança a pensar positivamente sobre si mesma. Por exemplo, deixar recadinhos pela casa, com palavras de incentivo e carinhas felizes pode ajudar a criança a manter um pensamento positivo ao longo do dia. Uma criança também pode aprender a dizer coisas positivas a si mesma, ao observar o que os adultos dizem sobre si mesmos. Adultos devem moldar esse tipo de comportamento autoincentivante na criança, dizendo coisas positivas e confiantes sobre si mesmos. Autoconfiança é contagiosa em famílias.

Ajuda

Ajudar os outros pode estimular a autoconfiança. Atividades que permitem que a criança se sinta útil mostram que ela tem muito a contribuir com o mundo. Atividades que encorajam ajuda incluem trabalho voluntário em caridades locais, ajudar amigos ou irmãos com a tarefa ou auxiliar em atividades escolares ou caseiras. Adultos podem encorajar essas atividades e executá-las com a criança, enquanto dão incentivos verbais e validação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível