Atividades interessantes para alunos com dificuldade de aprendizado

Escrito por audrey lucas | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades interessantes para alunos com dificuldade de aprendizado
Permita que alunos com dificuldades aprendam com brincadeiras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A pré-escola, o primeiro passo para o ensino formal, prepara crianças para o sucesso acadêmico a longo prazo. Na pré-escola, as crianças entre as idades de três a cinco anos desenvolvem habilidades sociais, cognitivas, motoras e de linguagem necessárias para essa fase. Desafios de aprendizado nessa época podem surgir de vários fatores, como atrasos de desenvolvimento, perturbações comportamentais, barreiras linguísticas e a falta de participação dos pais. Educadores devem implementar atividades em sala de aula voltadas para a avaliação e ajuda de alunos com dificuldades na escola. Esta intervenção precoce irá colocá-los em um caminho positivo de aprendizagem.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de avaliação

Através da observação cuidadosa e interação com os alunos, os professores avaliam o progresso escolar e determinam objetivos específicos de aprendizagem. Se um aluno tem dificuldades em uma área específica de desenvolvimento, o professor deve identificar esse obstáculo e fornecer apoio adicional nessa questão. Os professores também devem referir-se a essas avaliações ao consultar pais e especialistas sobre as possíveis razões para os desafios de aprendizagem. Encontre tempo para sentar e participar de atividades guiadas pelo professor para promover o controle de crescimento e desenvolvimento de estudantes com dificuldades. Você pode rever formas, números e letras durante essas atividades individuais ou até mesmo construir habilidades de raciocínio com simples projetos de ciência.

Atividades individuais

Embora crianças precisem de muita interação social na pré-escola para se prepararem para o jardim de infância, elas também têm oportunidades de trabalharem individualmente durante o tempo livre em sala de aula. Na hora de brincadeiras, oriente os alunos para atividades que abordem suas necessidades específicas de desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com dificuldades em conceitos de matemática pode trabalhar com números para classificar, contar e criar padrões. Alunos que precisam de reforçar as competências motoras podem transferir água com conta-gotas ou usar uma pinça de plástico para pegar itens de uma bacia.

Atividades em grupo

Atividades em grupo não só permitem que os alunos desenvolvam habilidades sociais e emocionais, mas também que aprendam uns com os outros. Ao desenvolver uma atividade em grupo, como projetos de ciência ou maquetes, faça adaptações nas lições para incluir todos os alunos da sala. Por exemplo, ao classificar fotos por sons do alfabeto, peça aos alunos que ainda não adquiriram a consciência fonêmica para identificar objetos em vez de sons. Eles terão a oportunidade de participar e também de aprender com as outras crianças que identificam os sons de objetos. Considerar as capacidades dos alunos para todas as atividades de sala de aula e fazer ajustes sutis consequentemente irá promover a inclusão na sala de aula.

Dever de casa

A relação entre pais e professores terá impacto sobre a atitude de aprendizado dos alunos. Ao comunicar esses desafios à família de uma criança, lembre-se de ser objetivo e evite rotular alunos. Depois de dar um retorno aos pais e responsáveis, dê-lhes com recursos que irão ajudar ainda mais os alunos em casa. Você pode recomendar sites com artigos relacionados com atrasos de desenvolvimento ou jogos online que se concentrem em áreas que precisam ser melhoradas. Além disso, envie deveres de casa que envolvam os responsáveis e atendam às necessidades específicas da criança. Por exemplo, um aluno que não cumpre as metas de aprendizagem em linguagem pode fazer em casa tarefas de envolvam uma caçada de sons ou a prática da escreves as letras de seu nome.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível