Atividades para jardim de infância sobre os polos Norte e Sul

Escrito por brian willett | Traduzido por carlos cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades para jardim de infância sobre os polos Norte e Sul
A localização remota dos polos da Terra dá origem a equívocos sobre essas regiões geográficas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Pelas localidades remotas dos polos Norte e Sul, poucas pessoas têm a oportunidade de explorá-los, o que dá um ar de mistério a essas áreas. A confusão é mais proeminente em crianças mais jovens, como os alunos do jardim de infância, sendo provável que eles apenas tenham ouvido falar do polo Norte por causa do Papai Noel. Usando uma mistura de atividades de grupo e individuais, você pode ensinar aos alunos do jardim de infância sobre os polos da Terra com relativa facilidade.

Outras pessoas estão lendo

Atividades individuais sobre o polo Norte

Uma atividade de introdução simples sobre o polo Norte envolve descobrir que animais vivem lá. Peça aos alunos que citem cinco animais que eles acham que vivem no polo Norte ou perto dele, ou na região do Ártico. Você pode premiar com guloseimas para cada animal correto e melhorar o processo de aprendizagem informando os alunos sobre o local onde os animais escolhidos incorretamente vivem. Os animais que habitam a região maior do polo Norte incluem raposas árticas, renas, ursos-polares, corujas-da-neve e morsas. Após a identificação desses animais, você pode pedir para cada criança desenhar uma para colocar no topo, ou polo Norte, do seu quadro de avisos. Outra atividade individual poderia ser os alunos criarem um esquimó usando cartolina e bolas de algodão, ou criarem um iglu com blocos de plástico.

Atividades em grupo sobre o polo Norte

Viver nas duras condições do polo Norte exige que os animais se adaptem ao clima. Discuta recursos, como a gordura da baleia, coberturas grossas de pele, os narizes e caudas mais curtos, com relação aos seus benefícios para a vida no polo Norte. Em seguida, divida a turma e atribua a cada grupo um animal familiar que não viva no Ártico para que eles adaptem ao polo Norte, alterando suas características. Outra atividade do grupo seria dar aos estudantes a tarefa de desenhar um jardim zoológico do polo Norte, decidindo em conjunto sobre aspectos como a temperatura, a seleção de animais e a localização -- para evitar o emparelhamento de predadores e presas -- e o que oferecer como alimento para os animais.

Atividades individuais sobre o polo Sul

Uma atividade de introdução agradável sobre o polo Sul é um caça-palavras com nomes de animais. Isso pode manter as crianças entretidas enquanto aprendem sobre pinguins, focas, lulas, golfinhos e outros animais da região do polo Sul. Você também pode explicar aos seus alunos sobre o clima severo do polo Sul e pedir para projetarem e desenharem um veículo adequado para explorar a área. Então, contrastar as suas ideias com os meios de transporte disponíveis para os exploradores reais, como Ernest Shackleton, que zarpou no Nimrod em um navio de madeira.

Atividades em grupo sobre o polo Sul

Uma divertida atividade em grupo sobre o polo Sul poderia ser a criação de um grande mapa do polo Sul e da região da Antártida no mural, e pedir para seus alunos desenharem animais, exploradores e bases de expedição no mapa. Você também pode dividir a turma em equipes e organizar corridas de animais do polo Sul, em que as equipes devem correr como diferentes animais, como pinguins por exemplo. Finalmente, você pode ter um concurso de soletração de equipe com o tema polo Sul, desafiando os alunos a escreverem os nomes dos animais dessa região, exploradores e as características geográficas, como icebergs. Depois de cada palavra, poderá oferecer alguns detalhes breves sobre ela para que os alunos aprendam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível