Mais
×

Atividades musicais para crianças com síndrome de down

Atualizada March 23, 2017

A síndrome de down é um distúrbio que afeta um em cada 800 bebês. Crianças com essa doença tipicamente aprendem mais devagar, comportam-se mais impulsivamente e têm uma atenção menor do que crianças sem essa condição. A música é uma ferramenta que os pais podem usar para ajudá-los a aprender, já que é cativante e memorável. Tente várias atividades musicais para ajudar a incentivar o desenvolvimento de uma criança com síndrome de down.

A música clássica é útil no desenvolvimento de crianças novas com síndrome de down (music image by peter Hires Images from Fotolia.com)

Cantarolar música clássica

Cantarole as melodias de músicas clássicas com seu filho desde cedo. Como a música é uma maneira eficaz de ensinar crianças com síndrome de down a imitar a fala, é uma boa começar com os sons mais básicos. Cantarolar músicas clássicas é um bom começo para crianças pequenas, elas não envolvem palavras.

Cantar junto

Faça brincadeiras de cantar junto com a criança quando ela tiver idade suficiente para usar as palavras confortavelmente. Repita uma música várias vezes para ajudar a criança a aprendê-la. Depois, peça que ela cante para você. A música é uma boa maneira de praticar a repetição sem entediar a criança, e a repetição a ajuda a construir confiança. Escolha músicas simples, boas de se cantar e que contenham palavras comuns do vocabulário. Sinta-se livre para crias suas próprias músicas também.

Cantar na frente do espelho

Encoraje seu filho a cantar na frente do espelho. Como crianças com síndrome de down geralmente possuem dificuldades ao controlar a língua ou fazer certas expressões faciais, ajude-o a corrigir como ele usa a boca e imita seus movimentos faciais enquanto canta. Faça isso regularmente para ajudar a criança a se sentir gradualmente confortável com as vocalizações.

Músicas educacionais

Transforme lições educacionais em músicas. Crianças são mais propensas a lembrar das coisas quando você as inclui em uma música cativante. A música do alfabeto é um bom exemplo dessa técnica. Músicas que ajudem a criança a aprender os números e os conceitos básicos da matemática também podem ser eficazes. Use melodias comuns ou invente as suas próprias. Faça disso uma brincadeira, criando-a junto da criança.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article