Conhecimento

Atividades do poema "A estrada não trilhada" de Robert Frost para aulas do ensino fundamental

Escrito por david coodin | Traduzido por felipe antonio de souza
Atividades do poema "A estrada não trilhada" de Robert Frost para aulas do ensino fundamental

"A Estrada não trilhada" evoca sentimentos de nostalgia

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

"A estrada não trilhada", de Robert Frost, é uma obra emblemática da poesia americana, e é ensinada em escolas de todos os níveis. Em níveis mais avançados, estudantes podem focar nos aspectos técnicos do poema, que inclui o esquema de rimas e métricas. No ensino fundamental, no entanto, você pode querer iniciar apresentando para os estudantes os temas gerais do poema. Faça uso de diferentes categorias de atividades para fazer os estudantes refletirem sobre estradas não trilhadas, tanto no sentido literal quanto metafórico.

Outras pessoas estão lendo

Atividades de respostas pessoais

"A Estrada Não Trilhada" possui uma mensagem simples na qual os estudantes podem trabalhar em cima. Após ler o poema em grupo e discutir o seu significado, os estudantes podem escrever ensaios contando sobre algum arrependimento do passado que eles tenham. Eles devem pensar sobre os vários caminhos e escolhas em seu passado que eles optaram por não arriscar e imaginar o que poderia ter acontecido de diferente caso tivessem escolhido tal caminho. Depois, coloque os estudantes em pares e peça para eles discutirem sobre como eles se sentem em relação ao poema. Leia declarações gerais, como "O orador neste poema é feliz", e faça com que os alunos que concordem com as afirmações levantem a mão.

Atividades engraçadas

Ler poesia pode também ser uma chance para risadas e estímulo da criatividade na sala de aula. Peça para os estudantes escreverem uma versão simulada de "A estrada não trilhada" da perspectiva de alguém que se arrepende de algo bobo. Alguns títulos de exemplos podem ser "A fatia de pizza não comida" ou "O jogo de vídeo game não jogado". Faça com que os estudantes tentem usar a mesma estrutura de rima e métrica do poema. Você pode também pedir para os estudantes escreverem uma sequência para o poema em forma de prosa. Peça para que eles imaginem o que acontece com o orador após ter pego a estrada menos trilhada, e que tipos de personagens ele encontraria pelo caminho.

Atividades visuais

Fazer os estudantes pensarem sobre onde o poema se passa e seus elementos de cenários, é um importante aspecto para introduzir os alunos na análise de poesia. Peça para seus alunos desenharem uma imagem de como eles veem o poema em suas mentes. Faça com que eles leiam o poema com bastante atenção, pegando palavras específicas que dão ideia de uma imagem ou cenário para eles. Peça para os estudantes fazerem uma representação tridimensional do poema usando argila ou fazendo pôsteres para apresentar para a sala toda. Os pôsteres podem conter uma variedade de elementos, incluindo as frases favoritas do poema, imagens de florestas, estradas ou detalhes biográficos sobre Robert Frost. Peça para os estudantes que fizeram objetos tridimensionais para colocá-los numa mesa na frente dos pôsteres.

Atividades dramáticas

Estudantes podem também trabalhar com o poema "A estrada não trilhada" utilizando-se de suas habilidades de atuação. Para uma atividade, divida estudantes em grupos de três ou quatro e peça para que eles dramatizem o poema quanto o leem na frente da classe. Encoraje os alunos a serem criativos na hora de representar os vários elementos do poema. Faça um jogo de improvisação chamado "A estrada não trilhada". Peça para dois alunos improvisarem uma paródia do poema. Após alguns minutos, peça sugestões ao resto da sala de como a cena poderia ter acontecido de outra maneira. Peça para outros dois alunos apresentarem essa versão alternativa. Quando eles terminarem, peça para dois novos voluntários começarem novamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media