Atividades de recuperação do neuroma acústico

Escrito por merrill gillaspy | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades de recuperação do neuroma acústico
As atividades após cirurgia de neuroma acústico põem o paciente no caminho da recuperação (ear image by Connfetti from Fotolia.com)

Os neuromas acústicos, ou schwannomas vestibulares, são tumores benignos que têm por alvos o oitavo nervo craniano, ou auditivo, e se estendem do cérebro até o ouvido médio. Tumores grandes podem causar completa perda auditiva e perigoso acúmulo de fluido no cérebro. É necessária a remoção cirúrgica dessas massas substanciais. Depois de realizada a cirurgia, a recuperação é relativamente simples, supondo-se que o paciente siga algumas dicas importantes pré e pós-cirurgia.

Outras pessoas estão lendo

Preparação para a cirurgia

O objetivo da excisão cirúrgica do tumor é a preservação do nervo facial. Evitar a lesão desse nervo prevenirá a paralisia facial e manterá a audição. Os pacientes recebem anestesia geral e o tumor é removido através de incisão craniana. Como a cirurgia pode levar 12 horas, segundo a Hearing Info americana, você pode sofrer contusões ou pontos doloridos nos pés ou cóccix por ficar tanto tempo deitado imóvel. Certifique-se de que a equipe cirúrgica fornecerá almofadas para essas áreas. Alguns cirurgiões e equipes sugerem que os pacientes masquem chicletes previamente à cirurgia. Isto serve para fortalecer os músculos faciais em torno do local cirúrgico para uma cura mais rápida.

Abordagem ao dano nervoso e ocular

Após a cirurgia, você será levado para a unidade de terapia intensiva para monitoramento, em parte para assegurar a recuperação da anestesia, por cerca de 24 horas. Você pode sentir calafrios ou náusea, ao voltar da anestesia, assim como dor. Peça cobertores extras e mantenha seu médico ou enfermeira informados sobre suas necessidades de medicação para dor. Se o seu nervo craniano não se recuperar após a cirurgia, e você sofrer paralisia facial, poderá ser submetido a anastomose do hipoglosso, um procedimento rápido de enxerto de nervo, para restaurar o movimento da face. Tenha o cuidado de evitar o ressecamento dos olhos usando soro fisiológico em gotas para manter sua umidade. O olho seco é um problema frequente após cirurgia de neuroma acústico. Isto pode ocorrer mesmo quando não há dano ao nervo facial. A córnea pode ulcerar-se, o que leva à cicatrização e permanente dano ocular. Para evitar completamente esse problema, use tampões para os ductos lacrimais a fim de criar um reservatório para suas lágrimas.

Evitando cefaleias e problemas de equilíbrio

Em alguns pacientes de neuroma acústico, as cefaleias podem ser um problema imediatamente após a cirurgia. Consulte seu médico sobre tomar a medicação para cefaleia correta para você. Às vezes, a tensão na mandíbula, que pode ser típica pré e pós-cirurgia de neuroma acústico, pode ser a causa. Indague a seu médico sobre técnicas para aliviar o estresse.

Os problemas de equilíbrio são típicos após qualquer cirurgia de ouvido interno. Os exercícios são úteis. Um exercício fácil envolve andar nas pontas dos pés ao longo de um corredor por alguns minutos, de manhã e à noite, estendendo seus braços na direção das paredes no caso de uma queda. Uma instituição de reabilitação vestibular pode oferecer outras ideias de exercício. Os pacientes também consideram o tai chi e palmilhas magnéticas úteis para a restauração do equilíbrio.

A recuperação total da cirurgia de neuroma acústico pode levar até seis semanas ou mais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível