Atividades sensoriais e de obstáculos para jovens

Escrito por richard bigge | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Atividades sensoriais e de obstáculos para jovens
Atividades com obstáculos podem ajudar adolescentes que sofrem de distúrbios de integração sensorial (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A integração sensorial é como você aplica a informação a partir de sensações produzidas por organismos e pelo ambiente ao seu redor. Algumas crianças sofrem de distúrbios de integração sensorial, que as impedem de interagirem com o ambiente e responderem a estas sensações. Eles tendem a ocorrer em crianças, mas podem continuar na adolescência. O cérebro requer habilidades cognitivas para aprender, adaptar-se, processar e interpretar informações. Ao contrário de crianças mais jovens, adolescentes que sofrem de transtorno de integração sensorial passam por várias mudanças corporais e isso pode confundi-los mais. A variedade de atividades sensoriais e de obstáculo pode ajudar os adolescentes a manterem um equilíbrio. Atividades de integração sensorial são projetadas para melhorar as habilidades cognitivas.

Outras pessoas estão lendo

Exercícios físicos

Adolescentes podem usar o exercício físico para fortalecer seus músculos. Durante os exercícios, eles também podem aprender a processar os estímulos sensoriais que existem no ambiente que os rodeia. Os exercícios ajudam os jovens a perceberem sons, toques e movimentos. Dança, ciclismo, caminhada e a prática de esportes é útil para os adolescentes, mas se ele ou ela tiver um distúrbio de integração sensorial, é preciso desafiar os seus sistemas vestibular e tátil. Quando estes sistemas são desafiados, os adolescentes ficam mais conscientes dos estímulos ao redor.

Senso de toque

Adolescentes podem melhorar a sua resposta ao toque usando uma bola de fitness. Para esta atividade sensorial, eles devem deitar de bruços sobre a bola. Suas mãos devem chegar ao chão, como se deitassem sobre a bola. Isso fará com que os adolescentes sintam que ela os toca. Faça explorarem as sensações sentidas.

Sensações de movimento

Para experimentar sensações de movimento, os adolescentes podem sentar-se em cadeiras ou bolas infláveis. Saltar sobre um trampolim também é uma boa atividade sensorial. Essas atividades ajudam a se movimentar e a equilibrar em superfícies em movimento. As bolas e as cadeiras infláveis podem ser rígidas ou flexíveis, dependendo do efeito pretendido. É difícil se mover, se forem muito macias. Bolas infláveis são usadas ​​para dar movimento contínuo e toque para os adolescentes que sofrem de distúrbios de integração sensorial.

Treinamento com obstáculos

Exercícios com obstáculos proporcionam uma forma divertida de melhorar a coordenação. Para ajudar os adolescentes que sofrem de distúrbios de integração sensorial, estes exercícios precisam ser desafiadores. Os jovens devem ser autorizados a selecionar as atividades, para se engajarem. Pais e professores são obrigados apenas a dar orientação durante os exercícios. Este treinamento deve incluir um túnel e ter diferentes atividades, como rastejamento, salto e transporte de objetos de um local para outro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível