Hierarquia funcional de um hotel

Escrito por noelle carver | Traduzido por rita pacheco
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Hierarquia funcional de um hotel
Por trás das cortinas, gerentes, diretores e assistentes de diretores gerenciam os prós e contras do hotel. (business woman image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Todo trabalho na indústria hoteleira exige muito de seus empregados, incluindo fazer reservas, administrar pedidos de clientes, servir casamentos, equipar os quartos, consertar elevadores ou chuveiros com vazamentos, cozinhar o café da manhã de uma empresa e reservar bilhetes para o teatro e as datas para jantar. Como em qualquer outro negócio, há um ranking de posições, desde a classificação mais alta como a do diretor, até a mais baixa como a do lavador de pratos ou atendente de estacionamento. Mas não importa o papel, cada pessoa que trabalha em um hotel reflete os padrões do estabelecimento.

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Gerência e administrativo

Gerir um hotel começa a partir do topo, com o diretor executivo. Ele é responsável por tomar todas as decisões finais sobre o hotel, pela realização de reuniões e apresentações e pelo lançamento de novos hotéis. Além disso, é o diretor executivo quem escolhe os gerentes gerais dos hotéis. Depois do diretor, o gerente geral é a pessoa que resolve todos os problemas, desde reclamações de clientes até dar a palavra final para eventos e acordos. Um gerente geral muitas vezes contrata um assistente para ajudá-lo nos projetos mais demorados, incluindo o trabalho de recursos humanos, como contratar e demitir funcionários, serviços de contabilidade, e geralmente supervisionando o trabalho de todos os outros funcionários do hotel.

De acordo com a tabela salarial do Indeed.com, outros funcionários administrativos - listados das posições mais bem pagas às menos bem pagas - incluem o diretor regional de vendas e marketing, diretor de recursos humanos, diretor de eventos, coordenador de eventos ou diretor assistente, gerente de banquetes, diretor ou gerente de restaurante, engenheiro supervisor e gerente da recepção.

Empregados da recepção

Esses funcionários ficam na recepção do hotel. Eles fazem reservas, anotam pedidos, resolvem questões ou reclamações dos hóspedes, guiam os hóspedes pela portaria e garantem que eles estejam satisfeitos com a sua estadia.

O maior cargo nesse setor é o de gerente da recepção. Ele supervisiona todas as operações da recepção, lida com as solicitações dos hóspedes especiais e garante que todos os departamentos - limpeza e porteiros - realizem as tarefas que lhe forem atribuídas. Ele também pode contratar ou demitir funcionários, juntamente com o departamento de recursos humanos.

Em hotéis maiores, com mais de 60 quartos, a segunda maior posição é, na maioria das vezes, a do gerente de serviços, que é responsável por supervisionar os serviços de hóspedes a fim de garantir que todos os clientes estejam sendo atendidos e tratados com atenção, educação, cortesia e eficiência. Ele também orienta os agentes de serviço ao cliente, certificando-se de melhorar o serviço de quarto e de ocupação.

Outras posições de recepção, em ordem de maior a menor salário, incluem todos os agentes de recepção, especialistas em reserva, operadores de telefone e serviços uniformizados, incluindo carregadores de malas, porteiros e manobristas.

Hierarquia funcional de um hotel
Viagens (autour de la piscine image by AlcelVision from Fotolia.com)

Departamento de comida e bebida

Serviços de comida e bebida em um hotel requerem uma gestão especializada. Um hotel com uma localização privilegiada recebe um grande volume de clientes e deve atender às suas solicitações e gostos especiais. A hierarquia de um restaurante de hotel começa com o gerente do restaurante ou diretor. Ele supervisiona a preparação dos alimentos e as normas de saúde e de saneamento. Também é responsável por garantir a satisfação do cliente e representar os padrões e estilos do hotel.

Depois do gerente vem o gerente assistente, o cozinheiro, o diretor de banquetes e o sommelier, ou diretor de vinhos. Geralmente existem três ou quatro gerentes assistentes para substituições em caso de ausências e para ajudar o gerente do restaurante a dirigir os funcionários e garantir a qualidade do restaurante em todos os momentos. Outras posições, do maior para o menor salário, incluem o sous-chef, bartenders, servidores e atendentes do serviço de quarto, ajudantes de garçom, atendentes e caixas da cafeteria, se o hotel tiver uma. Por último, mas não menos importante, são os lavadores e o pessoal de limpeza da cozinha.

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Sommeliers trabalham junto com os gerentes para escolher os melhores vinhos que combinem com o menu (corkscrew image by Alistair Dick from Fotolia.com)

Vendas, contabilidade e administração

Os papéis da administração, incluindo propaganda, vendas, contabilidade, pagamentos e serviços de faturamento, podem ser feitos juntos, dependendo do tamanho do hotel e do pessoal de trabalho, de acordo com a pesquisa do Escritório Americano de Estatísticas Laboriais de 2010.

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Funcionários de contabilidade compilam e organizam relatórios financeiros, lidam com faturas pendentes e realizam outras tarefas. (accounts image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Manutenção, limpeza e engenharia

Os funcionários do hotel com a menor remuneração são os que prestam serviços relacionados à limpeza e manutenção. Mas eles são de extrema importância para a reputação do hotel e garantia de qualidade.

De acordo com o escritório americano, os programas de treinamento de gestão hoteleira incluem cursos de limpeza, manutenção e gerenciamento de engenharia, para que os gestores saibam como direcionar funcionários nesta linha de trabalho. O resto do pessoal do hotel conta com esses trabalhadores para criar espaços limpos, funcionais e agradáveis ​​para os convidados.

Os gerentes de hotel e assistentes supervisionam funcionários de limpeza e acompanham o serviço de quarto para assegurar que cada quarto de hóspede atenda aos padrões de qualidade do hotel.

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