Que atletas usam tornozeleiras para treinar?

Escrito por john hume | Traduzido por lucia bousses
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Que atletas usam tornozeleiras para treinar?
Muitos atletas usam tornozeleiras para exercitar as pernas (atletica image by AlessandroContadin from Fotolia.com)

As tornozeleiras são um componente bastante utilizado por diversos atletas durante o treinamento. As tornozeleiras aumentam o peso no tornozelo, dando mais resistência nas atividades de treinamento e atletismo. Como o tornozelo está longe dos quadris, as tornozeleiras não precisam ser muito pesadas para melhorar a resistência.

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Ginastas

Muitos ginastas usam o corpo, não pesos, como a melhor forma de sobrecarregar os músculos. Contudo, o ginasta deve acrescentar peso ao corpo para aumentar a dificuldade do exercício. O ginasta pode usar tornozeleiras nos exercícios de levantamento de perna suspensa, levantamento de perna suspensa de costas e elevação do corpo. Os movimentos mais difíceis, como a cruz de ferro e a plancha têm os pesos reduzidos para aumentar a dificuldade.

Artes marciais

Os competidores de artes marciais usam tornozeleiras para melhorar a força dos chutes e fortalecer as pernas. O praticante de artes marciais colocará as tornozeleiras para realizar uma série de chutes, incluindo os chutes frontais, chutes laterais, chutes crescentes e o chute circular. Normalmente os chutes são efetuados de forma lenta, para deliberadamente fortalecer os músculos e reduzir o risco de lesões.

Levantameto de pesos

Os fisiculturistas e levantadores de peso exercitam os grupos dos músculos longos das pernas no seu máximo com exercícios como agachamento e levantamento terra. Enquanto o grupo dos músculos longos, como os quadríceps e os jarretes, são bem trabalhados, os músculos estabilizadores, como os abdutores, algumas vezes são negligenciados. Para fortalecer os músculos estabilizadores, se faz um trabalho focal com tornozeleiras. As tornozeleiras são presas ao tornozelo e, segurando em um objeto estacionário para manter o equilíbrio, levanta-se a perna para o lado para trabalhar os abdutores do quadril. Os abdutores são os músculos estabilizadores do quadril e nos exercícios de agachamento e levantamento terra são frequentemente negligenciados.

Velocistas

Os velocistas realizam muitos exercícios pliométricos para aumentar a força de reação. Exercícios como salto de obstáculos, saltos reativos, saltos verticais e salto em distância são sobrecarregados com tornozeleiras para aumentar a dificuldade no treinamento da força reativa. As tornozeleiras são adequadas nestes pulos por não terem de ser seguradas durante os exercícios. As tornozeleiras permitem aumentos gradativos do peso.

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