Mais
×

Como atrair libélulas e joaninhas

Joaninhas e libélulas são insetos benéficos para ter em um jardim, já que comem insetos incômodos. As joaninhas se alimentam de aleirodídeos e pulgões, impedindo-os assim de devastar seus jardins, enquanto libélulas consomem mosquitos, cujas picadas podem conter vírus. Atraia esses insetos para seu quintal tanto com o plantio de flores que eles acham atraente quanto com a criação ou a manutenção de um bebedouro/fonte para libélulas. Caso você more perto de uma lagoa ou riacho, garanta que haja plantas benéficas para libélulas por perto.

Instruções

Plante flores diferentes para atrair espécies diferentes de borboletas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Joaninhas

  1. Plante muitas tulipas, lírios e outras flores em forma de taça. Joaninhas são atraídas por esse formato e fazem suas casas nesses tipos de flores. Outras flores e plantas atraentes para joaninhas, devido ao seu pólen ou forma, incluem gerânio, cosmos branca, endro e erva-doce.

  2. Reduza a pulverização de inseticidas. As joaninhas são sensíveis a esses produtos químicos que também matam os insetos que elas comem, impedindo-as de entrar em seu jardim.

  3. Compre joaninhas na loja de jardinagem mais próxima. Refrigere os insetos por algumas horas antes de colocá-los no jardim, pois isso os deixa mais lentos e os torna menos propensos a abandonar o lugar. Solte as joaninhas à noite ou antes do sol nascer, já que esses insetos usam o sol como a navegação, que os torna mais propensos a deixar seu jardim. Também mantenha plantas regadas pelos próximos dias após a liberação para incentivar as joaninhas a ficar por ali.

    Libélulas

  1. Cave um lago que tem cerca de 6 metros de diâmetro com diferentes profundidades. Ele deve ser superficial perto das bordas e ter pelo menos 2 metros de profundidade em seu centro. Águas mais profundas oferecem à libélula proteção das ninfas contra predadores, incluindo guaxinins. Diferentes profundidades de água também são necessárias para variadas plantas aquáticas prosperarem, como juncos e plantas subaquáticas.

  2. Plante vegetação ao redor da lagoa para atrair libélulas. Essas vegetações incluem plantas de águas profundas, como "groenlandia", "anthocerotophyta" e "callitriche", bem como plantas flutuantes de águas mais profundas, incluindo "nymphaeaceae", "Limnobium laevigatum" e "groenlandia" de folhas largas. Plantas emergentes de águas rasas que atraem libélulas incluem a "equisetum fluviatile", a "butomus umbellatus", a "Menyanthes" e a "sparganium".

  3. Deixe uma área de grama ao redor da lagoa para libélulas se alojarem. Isso também atrai outros insetos para libélulas se alimentarem.

  4. Deixe varas em torno da lagoa para as libélulas pousarem, bem como alguns troncos antigos, que lentamente apodrecem e fornecem uma área de ninhos para libélulas.

Dicas

  • Pedras planas colocadas ao redor da borda da sua água ou pilhas de pedra lisa atraem uma determinada raça de libélula, a de cauda negra "skimmer orthetrum cancellatum".

Aviso

  • Evite plantas aquáticas invasoras que possam tomar toda a lagoa, incluindo "Typha latifolia" e a "Phragmites", bem como a "Crassula helmsii" da Nova Zelândia.

O que você precisa

  • Plantas atraentes para joaninhas
  • Plantas atraentes para libélulas
  • Joaninhas
  • Equipamentos para cavar um lago (se você não morar perto de uma fonte de água)
  • Galhos de árvores
  • Troncos antigos
  • Pedras chatas de ardósia
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article