×
Loading ...

Como saber se o atum está estragado?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É difícil seguir seu nariz quando se trata de sentir o cheiro de atum estragado, já que o peixe possui um odor natural bem forte. Mas se a cor estiver estranha, possuir um cheiro que o faz perder o apetite, estiver vencido ou em uma lata estufada, jogue-o fora. Atum estragado pode deixá-lo doente.

Não abra uma lata de atum que esteja estufada para ver se está estragado (Juanmonino/iStock/Getty Images)

Cor estranha

Filés de atum frescos são normalmente bem vermelhos, mas o teor de gordura e a espécie do peixe podem alterar essa cor. Alguns tipos de atum possuem um tom rosa parecido com a cor da melancia. Durante o processamentos, os fabricantes tratam o atum cru com monóxido de carbono, para manter seu tom rosado. Caso contrário, ele acaba ficando com um tom marrom desagradável. O atum em lata já tem uma cor marrom. Observe uma descoloração marrom escura nos ossos do peixe. Cores escuras ou esverdeadas -- em atum fresco ou enlatado -- permite saber que aquele alimento não é seguro para o consumo.

Loading...

Odor ruim

O atum possui um aroma natural pungente que é substancial. Ele deve ter um cheiro fresco e limpo, como o oceano, seja fresco ou enlatado. Embora seu odor seja forte, ele não deve ser desagradável. Se o atum estiver com cheiro de podre, fazendo com que seja necessário apertar o nariz ao manuseá-lo, jogue-o fora. Um odor forte de peixe é provavelmente um sinal de que o produto estragou. Nunca experimente alimentos que suspeite estar estragados. Jogue-o direto no lixo.

Data de validade vencida

Um filé de atum fresco é congelado ou descongelado ou pescado recentemente e enviado diretamente ao supermercado, não se mantendo fresco por muito tempo. Após comprar seu peixe, coma-o dentro de 24 horas. Se o comprou alguns dias atrás e não teve a chance de consumi-lo, ele pode estar estragado. O atum enlatado possui uma data de validade. Embora o peixe possa certamente ser seguro para o consumo após essas datas, é mais seguro jogá-lo fora. O fabricante não garante o frescor após a validade e o alimento pode estar começando a apodrecer.

Lata ou embalagem anormal

Antes de abrir uma lata de atum, procure por dicas de que algo não está certo. Aberturas nas emendas, amassados ou uma lata inchada são sinais de que o alimento não é seguro. Essas anormalidades podem ser sinais de botulismo. Embora raro, bactérias perigosas do Clostridium botulinum de alimentos não enlatados de maneira correta, produzem toxinas que o deixam doente. Como o botulismo alimentício pode ser fatal, jogue a lata fora em um lixo externo se notar irregularidades. Se possuir pacotes de atum, jogue-os fora se possuírem furos ou se estiverem inchaços, como se estivesse preenchidos com gás.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...