Uma avaliação de desempenho assinada pode ser contestada?

Escrito por tia benjamin | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma avaliação de desempenho assinada pode ser contestada?
A avaliação de desempenho é composta pela percepção do supervisor e do empregado (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

As percepções do supervisor sobre a performance do empregado -- apesar de importantes -- não são os únicos fatores incluídos em uma avaliação de desempenho. Os supervisores devem levar em consideração a fala de empregado, ouvir seus comentários e preocupações e incluir os pontos válidos no corpo da avaliação antes de entregar a versão final. Caso eles discordem, o empregado pode enviar uma refutação para expor seu ponto de vista.

Outras pessoas estão lendo

Avaliações de desempenho: básico

A avaliação de desempenho normalmente acontece uma vez por ano. Ela trata da performance do funcionário no período, se ele atingiu suas metas e objetivos, além dos pontos de atenção e os elogios recebidos. Os supervisores também utilizam este momento para estabelecer as metas para o próximo ano. Em algumas empresas, a avaliação é utilizada como dado para aumento salarial, pagamento de bônus e elegibilidade para transferências e promoções. Consequentemente, é do interesse do funcionário garantir que sua avaliação reflita seu desempenho e suas conquistas.

Procedimentos de contestação e assinatura

As empresas tipicamente informam que assinar a avaliação de desempenho não indica concordância com os seus resultados, mas apenas uma confirmação de que o funcionário teve a oportunidade de conhecer o conteúdo do documento. No entanto, algumas companhias pedem que o empregado assine em um local diferente, caso ele tenha a intenção de questionar a avaliação. Neste caso, a empresa pode utilizar a assinatura na avaliação -- associada a falta de uma apelação -- como uma concordância tácita com o conteúdo da avaliação. Os procedimentos para contestar o parecer, bem como seus critérios específicos, diferem de uma empresa para outra. Em geral, a garantia à contestação é limitada e a revisão da avaliação não entra na pauta do procedimentos de reclamação. Os funcionários devem revisar as políticas específicas ou o acordo coletivo de seu sindicato para mais detalhes.

Direitos de contestação

Um empregado que discorda dos comentários de sua avaliação de desempenho tem o direito de anexar uma declaração de contestação ao documento. Ela pode compor o recurso de questionamento ou ainda substituí-lo. Mesmo que o funcionário tenha assinado a avaliação, ele tem direito a dar entrada nos procedimentos de contestação. Algumas empresas tem políticas especificando como devem ser encaminhadas as refutações e quem deve assiná-la antes de ela ser colocada, como um revisor ou uma autoridade.

Onde arquivar a contestação

Arquive a contestação junto à avaliação no dossiê do empregado, onde ela poderá ser revista por qualquer pessoa que examine os registros de recursos humanos e o histórico de avaliação de desempenho. O funcionário não tem o direito de exigir que o seu supervisor mantenha uma cópia da refutação em seu arquivo, pois este é um documento sem utilidade para o trabalho de avaliação do supervisor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível